A inadequação é obrigatória no evangelismo

Divulgue esta materia em sua rede social

Certa vez, perguntaram a Steven Spielberg, o aclamado produtor de cinema, em uma entrevista na televisão, se ele poderia explicar o tremendo sucesso de seus filmes. Ele disse que era porque quase todos os seus filmes lidam com o tema subjacente da saudade de casa. Eles exploram os anseios que todos têm de um lugar onde se sintam seguros e amados. Como ET, estamos ansiando por casa.

A observação de Spielberg também revela algo de nossa saudade espiritual. Não importa o quão secular ou hostil ao cristianismo, nossa cultura não tem o poder de apagar os anseios criacionais que Deus colocou em todos os humanos por significado, amor, propósito, identidade, conexão e pertencimento.

“Mas”, você pode dizer, “as pessoas não estão abertas a ter conversas espirituais”. No entanto, estudos recentes mostram que a maioria dos americanos está disposta a ter conversas sobre Jesus , incluindo um estudo do Barna em parceria com a Alpha USA que revela a franqueza dos descrentes, desde que os cristãos ouçam e sejam respeitosos, procurem entender sua história e falem como um verdadeiro pessoa.

Aqui está o quebra-cabeça: por que muitos cristãos acreditam sinceramente que o evangelho de Jesus Cristo é a notícia mais maravilhosa e libertadora que Deus já deu ao nosso planeta cansado, mas lutam para falar com outras pessoas sobre isso? Existem várias respostas , mas acredito que um problema mais profundo é frequentemente negligenciado: estamos muito focados em nós mesmos no evangelismo. A solução é confiar na força do Espírito trabalhando em nossa fraqueza.

Confiança em Deus, não autoconfiança

Meu marido e eu viajamos pelo mundo equipando igrejas, seminários e ministérios estudantis para serem testemunhas eficazes. Em nossas conferências, peço às pessoas que compartilhem seus maiores obstáculos no evangelismo, que então projetamos em uma tela. Os comentários raramente variam.

“E se eu ofender ou for rejeitado?”
“E se eles fizerem uma pergunta que eu não possa responder?”
“Não posso testemunhar porque não sou extrovertido ou talentoso como evangelista.”
“Sinto-me paralisado por minha fraqueza e inadequação.”
“Eu não sou bom em debate ou apologética. Eu testemunharia mais se tivesse respostas para as perguntas deles.”
“Olhando para a tela”, pergunto, “você vê alguma conexão nos obstáculos que você cita?” Eles percebem isso imediatamente. Seu foco é inteiramente em si mesmos. O evangelismo é intimidador porque eles temem que seja tudo sobre eles, seus dons e suas habilidades.

Em seguida, pergunto: “Existe alguma coisa que você vê que está faltando?” Eles sempre o fazem: “Nunca mencionamos Deus ou seu papel no evangelismo!” Damos muita importância às nossas habilidades e dons (ou falta deles) e não o suficiente a Deus.

É animador saber que os heróis bíblicos da fé tinham medos semelhantes. Quando Jesus testou a fé de seus discípulos perguntando-lhes como alimentar a multidão faminta de 5.000 pessoas, certamente um deles teria dito: “Senhor, eu vi você transformar água em vinho. Eu vi você curar um homem que não conseguia andar por 38 anos. Sei que não possuímos o poder milagroso em nós mesmos, mas você possui !”

Em vez disso, Philip respondeu incrédulo, se não um pouco sarcasticamente, que levaria mais de meio ano de salário para comprar pão suficiente para todos comerem apenas uma mordida (João 6:7). Os discípulos calcularam a situação da mesma forma que muitos cristãos hoje. Vemos o desafio diante de nós (no evangelismo) sem considerar que Jesus está conosco. Em vez disso, nos concentramos em nossas inadequações, o que revela nossa incredulidade. João 6:7 ). Os discípulos calcularam a situação da mesma forma que muitos cristãos hoje. Vemos o desafio diante de nós (no evangelismo) sem considerar que Jesus está conosco. Em vez disso, nos concentramos em nossas inadequações, o que revela nossa incredulidade.

Confiando na Força de Deus

Se os problemas mais profundos em nossa falta de evangelismo são a incredulidade e o egocentrismo, a solução começa com o arrependimento. Peça a Deus que perdoe sua incredulidade e fortaleça sua fé: “Eu creio; ajuda a minha incredulidade” (Marcos 9:24). Lembre-se do que o Senhor ressurreto disse ao apóstolo Paulo depois que ele implorou três vezes para que ele removesse sua fraqueza: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12:9). Marcos 9:24 ). Lembre-se do que o Senhor ressurreto disse ao apóstolo Paulo depois que ele implorou três vezes para que ele removesse sua fraqueza: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12:9 ) .

Cristo respondeu não com uma cura, mas com uma promessa que libertou Paulo. O apóstolo podia agora regozijar-se em sua inadequação: “Eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse sobre mim. . . . Pois quando estou fraco, então é que sou forte” (2 Coríntios 12:9–10). Ele aprendeu não apenas a aceitar seus sofrimentos e limitações, mas também a celebrar sua fraqueza que mostrava que “o poder que supera pertence a Deus e não a nós” (2 Coríntios 4:7). É por isso que ele podia dizer com confiança: “Posso todas as coisas naquele [Cristo] que me fortalece” (Filipenses 4:13). 2 Cor. 12:9–10 ). Ele aprendeu não apenas a aceitar seu sofrimento e limitações, mas a 2 Coríntios. 4:7 ). É por isso que ele podia dizer com confiança: “Posso todas as coisas naquele [Cristo] que me fortalece” ( Filipenses 4:13 ).

O ato final de Cristo antes de ascender ao céu foi ordenar a todos os cristãos que fossem suas testemunhas (Mateus 28:18–20; Atos 1:8). Mas como Jesus pode estar tão confiante de que qualquer um de nós será uma testemunha eficaz? Porque ele prometeu estar sempre conosco e nos ajudar. Jesus nos deu tudo o que precisamos para um testemunho eficaz por meio do poder do Espírito Santo. Nossa tarefa é simplesmente depender do Espírito, mostrar o amor de Cristo e declarar a verdade de Deus – então deixar os resultados para ele. Mat. 28:18–20 ; Atos 1:8 ). Mas como Jesus pode estar tão confiante de que qualquer um de nós será uma testemunha eficaz? Porque ele prometeu estar sempre conosco e nos ajudar. Jesus nos deu tudo o que precisamos para um testemunho eficaz por meio do poder do Espírito Santo. Nossa tarefa é simplesmente depender do Espírito, mostrar o amor de Cristo e declarar a verdade de Deus – então deixar os resultados para ele.

Assim como nós somos

Aqui está a grande verdade: o mundo precisa desesperadamente de Jesus – e nós também! Nossa fraqueza humana não é um obstáculo para Deus. Ele tem prazer em nos usar exatamente como somos — com as perguntas que não podemos responder, com nossos medos e fracassos.

A questão é o nosso foco. O foco em Deus estimula nossa ação corajosa, ao passo que o foco em nós mesmos a bloqueia. Lembre-se, Jesus promete que não estamos sozinhos : “Eu estarei sempre com vocês até o fim dos tempos” (Mateus 28:20). É a presença de Cristo em nossas vidas que fortalece nosso testemunho. Mat. 28:20 ). É a presença de Cristo em nossas vidas que fortalece nosso testemunho.

Deus pode nos usar para comunicar o evangelho de forma eficaz? Eu enfaticamente digo “Sim!” Porque embora nosso contexto e cultura tenham mudado, o poder do evangelho não mudou. Podemos pregar o evangelho com confiança, sabendo que Cristo é a resposta para as maiores necessidades e desejos das pessoas, incluindo seu profundo desejo de voltar para casa.

fonte https://www.thegospelcoalition.org/article/inadequacy-compulsory-evangelism/


Divulgue esta materia em sua rede social
Anúncios
Anúncios

Deixe um comentário