O perigo de priorizar as distrações

Divulgue esta materia em sua rede social

À medida que o tempo passa, a vida da pessoa fica mais repleta de exigências. Atualmente, as pessoas são bombardeadas por notícias, ideologias, cobranças, ferramentas de comunicação, opções de entretenimento, entre tantas outras coisas, que se torna difícil evitar distrações e manter o foco. Quem nunca esqueceu do que estava fazendo ao receber uma notificação no celular e ir checar ou marcou um compromisso, mas deixou de cumpri-lo porque se distraiu assistindo a uma série, um filme ou um jogo? É verdade que o entretenimento é necessário e proveitoso, mas a forma como ele faz parte da rotina atualmente tende a tornar as pessoas pouco produtivas e menos focadas no que realmente importa para elas, o que prejudica a vida delas em diversas áreas, como a profissional e a familiar.

O filme mais premiado no Oscar 2023 se chama Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo e é assim que as pessoas têm vivido. Mas viver dessa maneira as tem impedido de aproveitar o que quer que seja. E, pior do que isso, as tem impedido, inclusive, de crescer espiritualmente.

 

Ocupada demais para Jesus
Cada vez mais é possível encontrar cristãos desatentos à Palavra de Deus, o que também é reflexo do excesso de distrações existentes na sociedade. A maior parte do que é produzido para nos entreter, por exemplo, tem o objetivo não apenas de prender a atenção do público por um tempo, mas busca, principalmente, influenciá-lo a viver de determinada maneira – ainda que ela seja diferente do que a Palavra de Deus ensina, desprezando Sua Vontade e a comunhão com Ele. De fato, muitas pessoas se tornam cegas e surdas aos ensinamentos de Deus.

A Bíblia traz um exemplo de alguém que se distraiu com suas atividades e O ignorou: Marta, que foi eternizada no capítulo 40 do livro de Lucas. O relato é de que ela recebeu o Senhor Jesus em sua casa, mas, em vez de se sentar com a irmã para ouvir as Palavras dEle, se distraiu com tarefas domésticas. Atarantada, ela pediu ao Senhor Jesus que instruísse sua irmã a ajudá-la, mas Ele lhe respondeu: “Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada” (Lucas 10.41-42).

Marta considerou que fazia o certo, mas, na verdade, estava distraída com o que era supérfluo, sem se atentar ao que era essencial naquele momento, afinal Jesus não estaria ali sempre com elas. Na Bíblia Sagrada com As Anotações de Fé do Bispo Edir Macedo, ele faz a seguinte reflexão: “Marta estava tão distraída com os cuidados da casa que se sentiu sobrecarregada, a ponto de ser indelicada com o Senhor Jesus. A indelicadeza de Marta revelou sua mente sem paz e sem discernimento da Salvação”.

 

Descuidos como esse podem acontecer até com pessoas com “boa intenção”. Por isso, o Bispo Macedo afirma que o problema não foi a hospitalidade de Marta, pois Deus aprecia tudo que é feito para Ele. O problema é quando algo é mais importante do que ouvi-Lo. “Assim, a bela recepção empreendida por Marta se transformou em um fardo e em um entrave ao seu crescimento na fé”, diz o Bispo.

As Martas” da atualidade
O número de pessoas que agem como Marta é imensurável. São pessoas que priorizam o trabalho, o lazer ou qualquer outra área da vida que não seja a espiritual. Muitas, por exemplo, trabalham, prosperam e até devolvem o dízimo, mas estão mergulhadas em distrações. Existem aquelas que passam o dia conversando com amigos, ficam em frente a telas, procuram saber de diversas informações e até mesmo conhecer a vida alheia, coisas que nada acrescentam, mas não procuram saber mais sobre a Vontade de Deus, orar e ter uma relação de intimidade e amizade com o Criador – que é o que realmente importa. Assim, embora muitos digam que suas vidas são para a Glória do Senhor, que querem viver conforme a Sua Vontade, seus dias têm sido dedicados à sua honra pessoal e a satisfazer seus desejos íntimos. O resultado é que, mesmo quando uma área da vida está bem, as outras estão com problemas. E, quando a pessoa não faz de Deus sua prioridade, ela não tem como “fazer prova” dEle, conforme está escrito em Malaquias 3.10.

 

O “chocalho” do mal
O Bispo Renato Cardoso explica que as distrações são usadas pelo diabo como um chocalho que tem a intenção de entreter e tirar a tensão de uma criança, por exemplo. “O diabo trabalha para tirar o seu foco e fazer você parar de olhar para Deus. Então, para tirar sua atenção, ele ‘balança o chocalho’ com sentimentos, desejos, projetos e problemas que fazem você desviar a atenção do que é o principal”. Por isso, o Bispo aconselha a olhar somente para frente, na direção de Deus, e não permitir que nada nem nenhum problema tire a sua vida do caminho que Ele orienta. De fato, a prioridade deve sempre ser o cuidado com a vida espiritual. É necessário cuidado e força espiritual para manter o foco no que verdadeiramente importa, a Salvação, sem distrações.

Afinal, quando seu foco passa a ser a sua intimidade com Deus e viver conforme a Vontade dEle, você tem a direção para conquistar o que deseja e viver momentos de sucesso e lazer com equilíbrio, sem perder tempo com aquilo que é fútil.

FONTE https://www.universal.org/noticias/post/o-perigo-de-priorizar-as-distracoes

 


Divulgue esta materia em sua rede social
Anúncios
Anúncios

Deixe um comentário