Como Podemos Cuidar de Casais Sem Filhos

Divulgue esta materia em sua rede social

Sentados nos bancos de cada igreja estão homens e mulheres enfrentando a torturante dor de não poderem ter filhos. Para alguns, pode ser por causa de infertilidade, tentando, mês após mês, engravidar sem sucesso. Para outros, pode ser devido a um aborto espontâneo, a morte de um nenê aguardado que lhes causa profunda tristeza.

Independentemente das circunstâncias individuais, não poder ter filhos pode ser um das provações mais difíceis e devastadores que alguém pode experimentar.

Viver em meio ao pesadelo da infertilidade ataca o cerne da maneira como a humanidade foi projetada. Uma das primeiras incumbências que o Senhor deu a Adão e Eva foi serem fecundos e se multiplicarem. Quando um casal tem dificuldades para ter bebês, podem rapidamente sentir culpa e vergonha por sua incapacidade de cumprir este mandamento mais básico.

Estou muito familiarizada com a dor de querer ser mãe, quando a maternidade natural não vem. Com o rosto manchado de lágrimas, travei a maior batalha da minha vida com o Senhor. Deus, eu não entendo! Por que você colocou este anseio em meu coração, apenas para me deixar com um desejo não realizado? Ao longo dos anos, compartilhei os lamentos de meu coração com amigos íntimos e pessoas de confiança em minha igreja, e eles me acompanharam em minha tristeza.

A igreja deveria ser o lugar mais seguro do mundo para quem está enfrentando uma batalha contra a infertilidade. Um lugar onde as pessoas se sintam cuidadas, ouvidas, compreendidas e amadas. Seguem quatro sugestões para pastores, líderes e membros de igreja para se certificarem que suas igrejas sejam este tipo de lugar para os que não podem ter filhos.

1. Lembre às Pessoas que a Tristeza Pode Ser Piedosa
Quem sofre por não poder ter filhos está lamentando um sonho adiado. Provérbios 13.12 nos diz que a esperança que se adia faz adoecer o coração.

Portanto, ponha-se junto a estes casais e lamente com eles. Lembre-os de que não é errado sentir o golpe, a dor e a perda. Não é necessário que eles rapidamente “superem” sua tristeza, pois eles têm um Salvador que sabe o que é padecer e é chamado de um homem de dores (Is 53.3). Incentive-os a depositar sua dor nos braços do Amado, que conhece sua dor.

2. Pregue Sermões Sobre Personagens da Bíblia Que Não Tinham Filhos
Pastores, façam questão de incorporar regularmente personagens que não tinham filhos em seus sermões. A Bíblia, a qual vocês são chamado a pregar, está cheia de mulheres que se bateram com o anseio de ser mãe (por exemplo, Sara, Raquel, Ana, Isabel).

Portanto, mergulhe nestes textos e pregue sermões centrados no evangelho, que encorajarão as almas cansadas que estão passando por estas mesmas experiências.

3 Ore Pelos Casais Que Não Podem Ter Filhos (E Com Eles)
Davi era ousado em suas orações. Ele sabia para onde trazer seus questionamentos, suas tristezas, sua dor e seus anseios; direto ao coração de seu Pai. Orar, deve ser a primeira coisa que os cristãos devem fazer com, e por aqueles que não podem ter filhos, e devemos orar como Davi. Ele não tinha medo de compartilhar exatamente o que estava em sua mente e coração. No Salmo 13, ele pergunta abertamente a Deus até quando ele terá que sofrer. Davi se sentiu esquecido e pleiteou a atenção do céu para a sua tristeza e frustração:

Quanto tempo, ó SENHOR? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando ocultarás de mim o rosto? Até quando estarei eu relutando dentro de minha alma, com tristeza no coração cada dia? Até quando se erguerá contra mim o meu inimigo? (Sl 13:1-2).

Ana, uma mulher que conhecia intimamente a dor da infertilidade, também não teve vergonha de derramar suas lágrimas perante o Senhor. As Escrituras nos dizem que “levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.” As orações de Ana eram tão fervorosas que Eli, o sacerdote, pensou que ela estivesse bêbada.

Que possamos levar a sério a responsabilidade de chorar com os que choram, e que possamos acompanhar o sofrimento com orações ousadas e honestas ao Senhor. Nunca subestime o poder da oração.

4. Direcione o Olhar Deles para o Senhor
A coisa mais importante que uma congregação pode fazer é redirecionar o olhar dos que não podem ter filhos para Cristo, mas os cristãos podem, sem querer, fazer isto de maneira insensível. Não os direcione para o Senhor para que você se sinta mais confortável. Não precipite-se e despeje versículos da Bíblia em meio a seu sofrimento. Sim, a Palavra de Deus é inerrante e suficiente, mas não deve ser utilizada como uma solução rápida.

Em vez disso, dê a eles espaço para lamentar a perda de seu sonho ou a perda de seu bebê. Aprenda a sentar-se junto a alguém em sua dor e gentilmente direcionar seus olhos para o Senhor no meio de sua provação. Um dos versos mais reconfortantes da Bíblia é Apocalipse 21.4, onde o Senhor promete enxugar dos olhos toda lágrima. Até que venha este dia, lembre-se de que ele está presente na queda de cada lágrima. O sofrimento é inevitável enquanto estivermos neste mundo caído, mas podemos nos esforçar para que ninguém sofra sozinho.

Traduzido por Vittor Rocha.

 

Chelsea Patterson Sobolik é autora de Longing for Motherhood [Ansiando por Maternidade] e trabalhou para a Câmara dos Deputados dos EUA em questões como assistência social infantil, liberdade religiosa, adoção e acolhimento familiar. Chelsea foi adotada ainda recém-nascida natural de Bucareste, Romênia, cresceu na Carolina do Norte e se formou na Liberty University. Ela e seu marido, Michael, moram em Washington, DC, EUA.

fonmte https://coalizaopeloevangelho.org/article/como-podemos-cuidar-de-casais-sem-filhos/

 

 


Divulgue esta materia em sua rede social
Anúncios
Anúncios