10 Coisas Que Cada Cristão Deveria Saber Sobre o Islamismo

Divulgue esta materia em sua rede social

O Islamismo é uma religião que cresce rapidamente, especialmente no mundo ocidental. Os cristãos precisam cada vez mais estar cientes do Islamismo e, mais importante, como engajar seus adeptos no evangelho de Jesus Cristo. Aqui estão 10 coisas que aprendi sobre o Islamismo durante meus 20 anos como missionário em um país de maioria muçulmana.

1. “Muçulmano” e “árabe” não são a mesma coisa.
“Muçulmano” é um termo religioso. Um muçulmano é alguém que adere à religião do Islamismo. “Árabe”, ao contrário, é um termo etno-linguístico. Um árabe é um membro do grupo de pessoas que falam a língua árabe. É verdade que o Islamismo se originou entre os árabes e o Alcorão foi escrito em árabe. No entanto, alguns árabes têm sido historicamente parte das antigas igrejas cristãs ortodoxas. Por outro lado, o Islamismo se espalhou por muito além do mundo árabe e hoje a maioria dos muçulmanos não são árabes. Isto inclui os turcos, os curdos, os iranianos, os paquistaneses, outros sul-asiáticos muçulmanos, os malaios e os indonésios, dos quais quase todos são muçulmanos, mas nenhum deles é árabe.

2. A palavra “Islamismo” significa submissão.
Um muçulmano é alguém que se submete a Deus. A concepção islâmica de quem Deus é, e como ele deve ser adorado e servido, baseia-se no ensino de Maomé. Assim, o credo islâmico é “Não há outro deus além de Alá; e Maomé é o seu profeta”.

3. Existem duas principais denominações de muçulmanos.
As duas principais denominações dos muçulmanos são sunitas e xiitas. Os sunitas são a grande maioria, cerca 85 por cento de todos os muçulmanos. A divisão ocorreu na primeira geração após a morte de Maomé e foi baseada em uma disputa sobre quem deveria sucedê-lo como líder da comunidade islâmica.

4. A teologia islâmica poderia ser resumida como a crença em um Deus, seus profetas, seus livros, seus anjos, seus decretos e o julgamento final.
O Islamismo ensina que os seres humanos nascem espiritualmente neutros, perfeitamente capazes de obedecer os requerimentos de Deus completamente, e que eles permanecem desta forma, mesmo depois de terem pecado pessoalmente. A necessidade da humanidade, consequentemente, não é a salvação, mas instrução; portanto, o Islamismo tem profetas, mas nenhum salvador.

5. O Islamismo ensina que Jesus foi um grande profeta.
O Islamismo afirma que Jesus nasceu de uma virgem, que ele viveu uma vida sem pecado, que ele realizou grandes milagres e que ele virá novamente no final da história. O Islamismo ainda o denomina de uma palavra de Deus. No entanto, nega explicitamente a divindade de Cristo e repudia o título “Filho de Deus” como blasfematório. Isto também (de acordo com a visão majoritária) nega que ele morreu na cruz, alegando que esta face de Jesus foi imposta a outra pessoa, que foi então crucificada, e que Jesus foi levado ao céu sem experimentar a morte. O Islamismo nega explicitamente a possibilidade de expiação substitutiva.

6. A prática islâmica pode ser resumida pelos Cinco Pilares do Islamismo.
Estes são compostos de confissão de fé (“Não há outro deus além de Alá; e Maomé é o seu profeta”), oração (as orações rituais feitas em árabe cinco vezes por dia, em direção a Meca e realizando o conjunto prescrito de reverências, ajoelhações e prostrações), esmolas (tomadas como um imposto em alguns países oficialmente islâmicos), jejum (o mês lunar de ramadã, durante o qual os crentes muçulmanos jejuam durante o dia, mas podem comer após o pôr do sol), e de peregrinação (Hajj, ou peregrinação a Meca, que cada crente muçulmano deve fazer uma vez na vida dele ou dela).

7. A grande maioria dos muçulmanos não é terrorista.
Na verdade, a lei religiosa islâmica normal proíbe a matança intencional de não combatentes no campo de batalha. Ela também proíbe o suicídio. É a visão de uma pequena minoria que permite estas coisas, e é uma pequena minoria que se envolve em atividades terroristas.

8. Os muçulmanos podem ser algumas das mais amigáveis e mais hospitaleiras pessoas na terra.
Eles se tornam grandes vizinhos e grandes amigos. Nenhum cristão deveria ter medo de construir um relacionamento com um muçulmano.

9. Os muçulmanos precisam de salvação por meio de Jesus Cristo.
Eles estão perdidos exatamente como qualquer outro não cristão — não mais, nem menos, do que ninguém. Ademais, os muçulmanos vêm à fé em Jesus Cristo. Geralmente, leva tempo e exposição prolongada à Palavra de Deus e à vida dos cristãos, mas mais muçulmanos estão chegando à fé hoje do que em qualquer outro momento da história.

10. Deus ama os muçulmanos, e, então, devemos amá-los, mesmo aqueles poucos que são nossos inimigos.
Nós devemos amá-los o suficiente para integrá-los, amá-los o suficiente para torná-los bem-vindos em nossas casas e amá-los o suficiente para compartilhar o evangelho com eles.

Este artigo foi publicado originalmente na edição de verão de 2013 da Southern Seminary Magazine.

Zane Pratt viveu e trabalhou por 20 anos na Ásia Central, antes de voltar brevemente aos Estados Unidos para ensinar no Southern Seminary, em Louisville, Kentucky. Ele e sua esposa Catherine estão atualmente no processo de retornar ao serviço na Ásia.

fonte https://coalizaopeloevangelho.org/article/10-coisas-que-cada-cristaeo-deveria-saber-sobre-o-islamismo/

 


Divulgue esta materia em sua rede social
Anúncios
Anúncios