Seu Testemunho Não é o Evangelho

Divulgue esta materia em sua rede social

Então, chamaram, pela segunda vez, o homem que fora cego e lhe disseram: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador. Ele retrucou: Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego e agora vejo. (João 9:24–25)

Esta declaração, “Dá glória a Deus”, parece ser positiva até lermos o restante da frase, em que os fariseus revelaram que eles tinham concluído que Jesus era um pecador e, portanto, não poderia ter realizado o milagre. Eles estavam dizendo que o homem deveria dar glória a Deus, não a Jesus. O homem foi franco com eles, dizendo: “Não sei se Ele é pecador. Eu nem o conheço. Tudo o que sei é o seguinte: antes eu era cego e agora vejo”.

Com estas simples palavras, o homem deu testemunho de Cristo. Ele testemunhou sobre a obra redentora de Cristo. No entanto, ele não pregou o evangelho. Onde estou querendo chegar? Na comunidade cristã evangélica, às vezes empregamos uma linguagem que não é sempre sã ou bíblica. Você já a ouviu. É algo como isto: “Eu pretendo tornar-me um evangelista para que eu possa dar testemunho de Cristo.” Ou, às vezes, dizemos: “Tive a oportunidade de testemunhar outro dia”, ou seja, “Compartilhei o evangelho com alguém.” Nós tendemos a usar os termos evangelismo e testemunho como sinônimos, mas eles não são sinônimos. Toda vez que eu chamo a atenção para a pessoa e a obra de Cristo, estou dando testemunho de Cristo. Mas isto não é a mesma coisa que pregar o evangelho.

Mais de trinta anos atrás, aprendi a técnica de evangelismo ensinada por Evangelism Explosion, treinei mais de 250 pessoas nesse programa e liderei estas pessoas por meio de esforços de evangelismo em Ohio. Um dos melhores aspectos desse programa é que todo mundo que passa por ele deve escrever e memorizar o seu testemunho. Seu testemunho é a história de como você se tornou um cristão. Penso que é muito importante que os cristãos sejam capazes de articular com outras pessoas o modo e a razão por que eles se tornaram crentes. Todos nós deveríamos ter um testemunho preparado e estar dispostos a compartilhá-lo imediatamente.

Mas não devemos confundir os nossos testemunhos pessoais com o evangelho. Compartilhar os nossos testemunhos pessoais não é evangelismo. É apenas pré-evangelismo, uma espécie de aquecimento para o evangelismo. O nosso testemunho pode ou não ser relevante ou significativo para aqueles com quem estamos falando. Há muitas pessoas que podem se relacionar com a minha história; elas dizem: “Sim, eu sei o que ele está falando, porque eu costumava viver assim também.”. Mas nem todos podem se relacionar com a minha história. Em qualquer caso, o evangelho não é o que aconteceu com R. C. Sproul. Deus não faz nenhuma promessa de que Ele vai usar a minha história como o Seu poder para a salvação. O evangelho não é centrado em mim. O evangelho é centrado em Jesus. É a proclamação da pessoa e da obra de Cristo, e de como uma pessoa pode se apropriar dos benefícios da obra de Cristo pela fé.

Vemos isto em nossa passagem no Evangelho de João. O homem curado pôde dizer: “Eu era cego e agora vejo”. E aquele foi um testemunho maravilhoso. Mas não era o evangelho. O homem não podia dizer aos fariseus sobre a obra salvadora de Jesus e sobre como eles poderiam ser libertados de seus pecados pela fé nEle. Por isso, precisamos aprender não só os nossos testemunhos, mas os elementos e conteúdo concretos do evangelho bíblico. Evangelismo ocorre quando o evangelho é proclamado e anunciado para as pessoas.

Este excerto foi extraído do comentário de R. C. Sproul sobre o Evangelho de João.

Publicado originalmente em Ligonier.org.

Traduzido por Raul Flores

R. C. Sproul foi fundador e presidente do Ligonier Ministries, um ministério internacional de educação cristã localizado perto de Orlando, Flórida. Ele também serviu como um dos pastores da Capela de Santo André em Sanford, Flórida, chanceler do Reformation Bible College e editor executivo da revista Tabletalk.

FONTE https://coalizaopeloevangelho.org/article/seu-testemunho-naeo-e-o-evangelho/

 


Divulgue esta materia em sua rede social
Anúncios
Anúncios