Deus é Por Nós ou Contra Nós?

Divulgue esta materia em sua rede social

Deus é por nós (Romanos 8:31).

Tenho, porém, contra ti. (Apocalipse 2:4; veja também 2:14,20; 3:3).

Afinal, qual é a resposta certa? Deus é por nós, ou contra nós? Se estamos em Cristo, a resposta é: talvez ambas. Deus certamente é por nós, e Deus também pode estar contra nós.

Em Cristo, Deus é por nós num sentido absoluto. Temos paz com Deus (Romanos 5:1). Agora não há qualquer condenação que nos ameace, nenhuma sequer (Romanos 8:1). Deus nos conheceu de antemão, nos predestinou, nos chamou, nos justificou e promete nos glorificar (Romanos 8:29-30). Deus é por nós.

Eis minha segurança: posso perder meu casamento devido ao pecado, posso perder o ministério devido ao pecado, posso perder a saúde física devido ao pecado, e muitas outras coisas. Mas eu não posso, e você não pode, perder a Cristo devido ao pecado, porque a cruz de Cristo pagou a pena da condenação pelos nossos pecados.

Às vezes, Deus pode estar contra nós. Não que ele nos “des-justifique”, mas ele pode nos disciplinar (Hebreus 12:5-6). Ele pode resistir a nós (Tiago 4:6). Ele pode derramar sua ira contra nós (2 Crônicas 19:2; 32:25). Não sua ira condenatória, mas a ira purificadora e corretiva, derramando-a sobre nós por um tempo. Até mesmo sua disciplina e oposição são dádivas de amor. Como poderia ser de outra forma? O sorriso de Deus não significa que ele esteja aprovando tudo. Que tipo de Pai seria ele, se agisse assim?

Será que a nossa compreensão do evangelho é suficientemente bíblica para incluir uma categoria em que o Deus que é por nós também esteja contra nós? Será que a nossa compreensão do evangelho é grande e complexa o suficiente para que sintamos não apenas conforto, mas também reverência? Se a única mensagem que estamos dispostos a receber é a garantia de que a ira condenatória de Deus foi derramada sobre outra Pessoa, então por quê? Por que bloquear esta outra mensagem claramente bíblica, a qual nos alerta que sua ira disciplinatória pode ser derramada sobre nós? Se estamos em Cristo, por que nos esquivarmos de afirmações que a Bíblia faz com clareza?

Mesmo quando Deus está contra nós, ainda assim, ele é por nós. Seu amor está extinguindo qualquer coisa que nos impeça de adentrar profundamente em seu coração poderoso.

“Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te” (Apocalipse 3:19).

Ray Ortlund (@rayortlund) é presidente dos Renewal Ministries [Ministérios de Renovação] e membro do conselho da The Gospel Coalition. Fundou a Igreja Immanuel em Nashville, Tennessee, EUA e agora serve na Immanuel como Pastor para Pastores.

fonte https://coalizaopeloevangelho.org/article/deus-e-por-nos-ou-contra-nos/

 


Divulgue esta materia em sua rede social
Anúncios
Anúncios