Quer Alcançar o Mundo? Evangelize a Igreja.

Divulgue esta materia em sua rede social

Qual é a maior necessidade da igreja hoje? Imagino que existam vários tipos de resposta. Uma delas, com certeza, é centrada na missão: “A igreja precisa que o mundo seja evangelizado.” E isso é verdade.

Mas o oposto também é verdadeiro: o mundo precisa que a igreja seja evangelizada.

Primeira Prioridade
Algumas coisas nunca mudam. A indiferença perene às coisas de Deus—até mesmo a hostilidade aberta—foi a experiência dos profetas (Is 52.5) e dos apóstolos (Rm 2.24). Também é a nossa experiência hoje. No entanto, uma das principais causas da hostilidade é tão inalterável quanto a hostilidade em si: “O nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós.” Uma das principais razões para a incredulidade entre as nações é a incredulidade no meio do povo de Deus. Problemas com o mundo frequentemente se manifestam primeiro na igreja. É por isso que a Bíblia insiste que o julgamento comece “pela casa de Deus” (1Pe 4.17).

Sempre que alguém pergunta: “O que a igreja deve fazer para ajudar nossos vizinhos a encontrarem fé em Jesus?” minha primeira resposta é que nós necessitamos confiar nele. Isso pode soar simplista, mas é profundamente desafiador. Nossos amigos não veem Jesus como um Salvador glorioso em parte porque nós também não o vemos assim—pelo menos não de forma evidente. Nossos amigos não reverenciam o nome de Cristo em parte porque nós também não o fazemos—pelo menos não de forma suficiente. Nossos amigos não ficam maravilhados com um mundo carregado da grandiosidade de Deus em parte, porque nós damos poucos sinais de acreditar nisso. Nossos vizinhos não estão vivenciando “o poder de Deus para a salvação” (Rm 1.16) em parte porque nós subestimamos a potência daquilo que possuímos: as boas novas de Deus.

A apologética (bem feita) ajuda nossos vizinhos a duvidarem de suas dúvidas. Mas subjacente a esse objetivo está uma verdade mais profunda. Não é somente que os céticos necessitam duvidar de suas dúvidas—os cristãos também necessitam acreditar em suas crenças. E nas últimas duas décadas de ministério, descobri que este é o principal obstáculo para o evangelismo: nós não acreditamos. Especificamente, não acreditamos na bondade ou no poder das boas novas.

Vamos considerar uma coisa de cada vez.

1. A Bondade das Boas Novas
“A boca fala do que está cheio o coração”, observou Jesus (Mt 12.34). Este versículo fundamenta o ministério da Speak Life, onde trabalho. Ele centraliza as afeições como a força motivadora na vida humana, e as palavras como a principal evidência do estado de nossos corações. Falamos daquilo que amamos. Portanto, se vemos uma igreja tímida na proclamação, podemos diagnosticar uma condição do coração.

Podemos perguntar por que palavras de testemunho não são mais abundantes; as respostas podem se referir à hostilidade do mundo, secularização, medo, análises culturais ultrapassadas, treinamento insuficiente, sentimentos de inadequação e assim por diante. No entanto, por trás de tudo isso está uma resposta desconfortável: nosso amor está em falta.

O mesmo Pedro que chama a igreja de “sacerdócio real” (1Pe 2.9) e exorta cada membro a ter uma “resposta” (3.15) inicia sua carta com uma paixão ardente pelo Senhor Jesus: “Nisso exultais… a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória” (1.6, 8).

O amor ardente por Cristo é o pulsar do coração da missão. Se palavras de testemunho não estão transbordando, então, fundamentalmente, temos um problema de coração. Precisamos ver, conhecer e vivenciar Jesus como “precioso”—uma palavra encontrada frequentemente nas exortações de Pedro ao evangelismo (1.19; 2.4-7) mas raramente nas nossas. Se considerarmos Jesus como bom—bom de um jeito eletrizante, estonteante, que cativa o coração—veremos nosso evangelismo impulsionado por uma maré espiritual difícil de resistir.

A confiança na bondade do evangelho está relacionada ao segundo aspecto que falta em nossa fé: a crença em seu poder.

2. O Poder das Boas Novas
Normalmente, ao falar do poder do evangelho, falamos do seu poder para converter, e esse é um aspecto vital—as boas novas de Deus realmente salva pessoas. Os cristãos certamente precisam relembrar que o Espírito está vivo e ativo, trazendo nova vida através da Palavra de Cristo. Precisamos ouvir e contar as histórias de salvação que estão surgindo no nosso meio, isso tem um efeito tremendo na nossa confiança no evangelho.

Mas o evangelho não é apenas poderoso para salvar, é também o poder pelo qual vivemos. Somente os cristãos que tem suas perspectivas totalmente capacitadas pelo poder do evangelho estão prontos para compartilhá-lo.

Isso é verdade tanto em nível pastoral quanto em nível de visão de mundo. No nível pastoral, precisamos de cristãos que possam completar esta frase: “Eu não poderia ter passado por ______ sem Jesus.” As maneiras tangíveis e transformadoras de como Jesus nos guiou por vales sombrios geralmente se tornam nossos testemunhos mais convincentes para um mundo incrédulo. Em nível de visão de mundo, aqueles que estão convencidos do poder explicativo do evangelho, vivem no mundo sem vergonha de proclamar uma visão mais abrangente—e não menor—da vida.

Alcançar os Crentes, Alcançar o Mundo
Evangelizar o mundo requer reevangelizar a igreja e equipá-la para a obra do ministério (Ef 4.11-12). No cerne do evangelismo portanto, há que alcançar os crentes para que eles possam alcançar o mundo.

Quando somos cativados por Ele, as palavras transbordarão.

Traduzido por David Bello Bondarenco

Glen Scrivener é ministro ordenado da Igreja da Inglaterra e evangelista que prega Cristo através da escrita, palestras e mídia online. Ele dirige o ministério evangelístico Speak Life. Glen originalmente é da Austrália e agora ele e sua esposa, Emma, vivem com seus dois filhos na Inglaterra. Eles pertencem à All Souls Eastbourne. Ele é autor de diversos livros, incluindo The Air We Breathe: How We All Came to Believe in Freedom, Kindness, Progress, and Equality [O Ar que Respiramos: Como Todos Passamos a Crer em Liberdade, Benignidade, Progresso e Igualdade] (The Good Book Company, 2022) e 3-2-1: The Story of God, the World, and You [3-2-1: A História de Deus, do Mundo e Você] (10Publishing, 2014).
fonte https://coalizaopeloevangelho.org/article/quer-alcancar-o-mundo-evangelize-a-igreja/

 


Divulgue esta materia em sua rede social
Anúncios
Anúncios