Você precisa de “uma virada de jogo” em sua vida?

Divulgue esta materia em sua rede social

Você já deve ter acompanhado um jogo de futebol em que um dos times estava perdendo e depois conseguiu reverter a situação e se tornou o vencedor daquela partida de forma inesperada e surpreendente. Outro exemplo de reviravolta acontece, geralmente, em novelas e séries: quando menos se espera, o enredo traz uma mudança repentina na vida de um personagem ou em relação a uma situação. Fora dos jogos e da ficção, isso também acontece na vida de muitas pessoas, mas especialmente, nas das que creem que Deus é Mestre em “virar o jogo”.

A Palavra de Deus confirma que para Ele nada é impossível (Lucas 1.37) e que Ele é o Único que é Onisciente, Onipotente e Onipresente e, por isso, tem o poder completo (Marcos 10.27). Assim, é com Deus, como observa o Pastor Aldo Guimarães, que é possível alcançar reviravoltas, “porque Deus é o Único ser que é ilimitado e, quando se acabam os recursos humanos, somente Ele pode reverter a situação. O que o recurso financeiro, intelectual e físico pode fazer, Deus pode”, explica.

É possível confirmar a manifestação desse poder por meio das histórias de inúmeras pessoas que experimentaram a “virada de jogo” e estão registradas nas páginas das Escrituras Sagradas. No Antigo Testamento, Davi, por exemplo, apesar de pequeno e jovem, venceu um gigante de três metros com uma pedra (1 Samuel 17). Já com o Senhor Jesus, há outros exemplos considerados como impossíveis que confirmam as reviravoltas, como a mulher que vivia com uma hemorragia por 12 anos e foi curada ao tocar no Messias (Mateus 9.20-22) e a multiplicação de cinco pães e dois peixes que alimentaram uma multidão (Mateus 14.13-21), entre outros.

Esses milagres só aconteceram porque seus protagonistas não se consideraram vítimas da situação que viviam, mas creram que Deus poderia fazer o que não conseguiriam sozinhos e, assim, manifestaram a Fé. Afinal, o fator determinante que impede a ação de Deus é
ignorá-Lo, viver com dúvidas ou ter comiseração. “Deus atende e pode manifestar o seu poder quando a pessoa é sincera e manifesta a sua fé nEle. Deus terá que fazer algo com tudo aquilo que damos a Ele e Ele jamais deixou de atender alguém que se quebrantou e agiu a fé na Sua Palavra”, acrescenta o Pastor Aldo.

Todavia, para que haja essa “virada de jogo” , é preciso, além de manifestar a fé, fazer a manutenção dela. Existem muitas pessoas, por exemplo, que são consideradas de fé, mas não vivem pela fé e, por isso, creem por um momento, mas nas dificuldades ou por não verem a resposta imediata de Deus vão deixando de crer no Caráter dEle. É preciso entender que somente quem se mantém firme e perseverante na fé vê Deus concluir a obra dEle, como as pessoas cujas histórias você poderá acompanhar a seguir.

“Eu Estava à beira da morte e Deus me trouxe à vida”
Em 2022, a dona de casa Cedna Queiroz de Melo, (foto abaixo) de 59 anos, sentiu fortes dores abdominais e procurou ajuda médica. Inicialmente, ela foi diagnosticada com uma infecção no intestino e submetida a tratamentos. Depois de dois meses, ela já tinha emagrecido 47 quilos. “Eu já não estava tendo forças, só vomitava, não conseguia me alimentar nem sequer me levantar da cama”, lembra.

 

Por não suportar as dores, Cedna decidiu ir ao hospital. Ela fez alguns exames que revelaram que o seu caso não era comum. “Fiquei internada por quatro meses, mas os exames não identificavam nada, até que os médicos entenderam que poderia ser uma aderência intestinal”, detalha. Por isso, ela foi submetida a uma cirurgia. “Eles ‘desligaram’ meu intestino para fazer a cirurgia, mas, depois de uma semana, houve um rompimento e foi necessário fazer um novo procedimento cirúrgico”, conta.

Ela lembra que pelo fato de estar desnutrida e anêmica não seria possível, segundo afirmavam os médicos, realizar a terceira cirurgia. Foi nesse momento, então, que a fé foi o alicerce dela e de toda a família: “Eu sabia que somente a fé poderia reverter a situação e, como eu estava impossibilitada de ir à Universal, meu marido ia a todas as reuniões e levava por mim a água consagrada a Deus”.

 

O caso de Cedna era considerado perdido e o médico falou para o marido dela que “vivesse um dia de cada vez”, pois acreditava que ela não sobreviveria. Assim, Cedna foi encaminhada para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde ficou por três meses e passou por um momento decisivo. “A perspectiva era só de piora, ainda mais porque peguei infecção. O problema no intestino passou a ser também no sangue e no pulmão”, diz ela, que recorreu mais uma vez ao Autor da Vida. Na ocasião, ela realizou uma oração e pediu a Deus que definisse sua vida. Foi assim que a reviravolta começou.

Diferentemente de antes, o tratamento surtiu efeito e, depois de 15 dias, foi possível realizar a terceira cirurgia e a de religação do intestino. “Tudo passou a funcionar novamente e fui melhorando. No dia 5 de outubro de 2023, eu saí do hospital”, relata. Hoje, Cedna leva uma vida normal, com tranquilidade e sem sequelas: “eu estava à beira da morte e Deus me trouxe à vida. Ele fez um milagre completo em minha vida”, diz.

“Do nojo ao amor constante”
Ainda jovem, a dona de casa Adriane Muniz, que tem 34 anos, decidiu se unir a farmacêutico Joabe Muniz, (foto abaixo) hoje com 36 anos, na tentativa de ser feliz e de fugir da realidade, depois de ter visto os problemas no casamento dos seus pais, como traições e agressões verbais e físicas.

 

Mas, em poucos anos, Adriane passou a se ver igual àquela criança que sofria no passado: ela morava de favor e era desprezada pelo marido. “Eu percebia que estava fadada a sofrer igual minha mãe ou ao divórcio. O Joabe estava afastado da Igreja Universal e, certo dia, fomos a uma reunião com a família dele. Foi então que, por meio da Palavra de Deus, entendi que teria como mudar a situação”, declara.

Joabe não continuou a frequentar as reuniões, mas Adriane escolheu buscar pela “virada de jogo”. Ele conta o que fazia na época: “eu queria ser feliz, não pensava em ninguém e tinha raiva e nojo dela, pois achava que ela que trazia os problemas. Nesse período, eu a deixava sem recursos financeiros, pois gastava tudo com drogas, baladas e amigos. Eu também queria matá-la”.

Para Adriane aquele foi um momento muito difícil, porém, ela permanecia lutando pela transformação do casamento e de sua história. “Deus era minha esperança, mesmo diante das traições dele e quando passava madrugadas fora de casa e chegava bêbado e drogado. Eu não tinha apoio de ninguém, então meu alicerce foram a Palavra de Deus e as orações”, reitera.

Adriane afirma que continuava exercitando a fé, apesar de não ver ainda os resultados. Enquanto isso, Joabe começava a ficar diferente.

“Quando eu chegava em casa, estava tudo ‘de cabeça para baixo’, às vezes até pior do que antes, mas eu estava diferente, eu tinha força, mesmo ouvindo que ele não mudaria”, diz ela.

Adriane viveu com Joabe nesta situação por 11 anos, entre separações, traições e humilhações, até que ele decidiu recorrer a Deus da mesma forma que ela. “Eu estava no fundo do poço e não queria mais viver assim. Com muito esforço, então, fui mudando interiormente, até que recebi o Espírito Santo e tudo se tornou diferente”, salienta Joabe.

Desde então, Adriane e Joabe conseguiram juntos restituir o casamento e hoje vivem felizes da forma que sempre desejaram. “Pessoas falavam que tanto eu como o nosso casamento não tínhamos mais jeito, mas agora somos referências de fé e de mudança para nossas famílias. Nos amamos e temos paz e alegria juntos”, finaliza Joabe.

A fé para que se consiga a reviravolta em uma situação difícil ou impossível é totalmente necessária, mas essa mudança é concluída e se estende por toda a vida somente quando há uma entrega total de vida para Deus e com o recebimento do Espírito dele.

Há exemplos nas Escrituras Sagradas e nos dias atuais de pessoas que alcançaram uma reviravolta ao viver um problema, mas, por não terem realizado a transformação interior e conhecido de fato o Abençoador, não permaneceram na caminhada da fé. Isso aconteceu, por exemplo, entre os dez leprosos que foram curados pelo Senhor Jesus. Naquela ocasião, somente um deles voltou até o Messias para agradecer e ouviu dEle: “Levanta-te e vai; a tua fé te salvou” (Lucas 17.18).

Este leproso foi o único que alcançou o milagre completo: a Salvação. Essa reviravolta espiritual também aconteceu com Raabe. Ela era prostituta e todos a viam somente dessa forma. No entanto ela já tinha ouvido falar do que Deus tinha feito no Egito para libertar o seu povo e, quando soube dos espiões de Israel, se prontificou a ajudá-los. Ela creu em Deus e foi alcançada por Ele, mesmo sendo vista como perdida por muitos na época. Por causa de sua entrega e de sua fé, ela foi salva, aceita como israelita e transformada. Foi por meio de sua linhagem, aliás, que Jesus nasceu. Quem diria que uma prostituta estaria na história do Salvador, não é mesmo?

Assim como esses exemplos bíblicos, há também o de pessoas nos dias atuais, como Sérgio Costa, (foto abaixo) que alcançou a transformação total pela fé em Deus.

 

De um fracasso humano a um líder de sucesso
Sérgio Costa, empreendedor de 45 anos, se afastou da Presença de Deus em 2006 e trilhou sua vida de uma forma que nunca imaginara antes.

Ele conheceu as drogas, incialmente o mesclado (mistura de cocaína com maconha) e, tempo depois, estava usando crack, que foi a abertura para sua ida para o fundo do poço.

Para viver totalmente envolvido com todos os tipos de droga e bebidas alcoólicas, ele abandonou a esposa e os filhos. “Pedi apoio aos meus pais, que inicialmente me concederam moradia, mas, por furtar os itens dentro de casa, eles não aceitaram mais que eu ficasse lá e, então, passei e viver integralmente na rua”, revela.

Assim, Sérgio ficou sem apoio nem cuidados e apenas dedicado aos vícios. “A minha situação ficou totalmente precária, a ponto de eu comer os restos achados nos lixos de lanchonetes, andar com apenas uma blusa, uma bermuda, um chinelo e pesar 58 quilos”, conta.

O desejo pelo consumo de drogas era tão intenso que ele não media esforços para satisfazê-lo. “Para manter o vício, eu fazia pequenos e grandes assaltos, traficava e por um tempo até me tornei recolhedor de materiais de reciclagem”, revela.

Ele diz que já estava “abaixo do fundo do poço” e que ninguém – nem mesmo ele – tinha mais esperança de que pudesse mudar. “Eu era um caso totalmente perdido e todos da vizinhança diziam aos meus pais que a minha solução era a morte, algo com que até eu mesmo concordava”, ressalta.

Depois de viver quatro anos nessa situação, Sérgio recebeu o convite de um conhecido de infância para retornar para a Presença de Deus. Ele decidiu optar pelo novo caminho. “Nem eu mesmo acreditava que tinha jeito para a minha vida. Eu estava sozinho, rejeitado e tinha perdido tudo, mas, ao participar das reuniões e ouvir a Voz de Deus, ainda drogado e morando na rua, a Palavra de Deus foi entrando em mim e mudando meu interior”, destaca.

Ele tomou a decisão de mudar e entendeu que precisava do Espírito Santo para que a transformação fosse completa e válida por toda a sua vida.

“Comecei a me dedicar a Deus e a restaurar a minha comunhão com Ele, pois sabia que, para restituir o que havia perdido, eu precisava recomeçar com Ele e o restante seria acrescentado”, afirma.

Alicerçado em Deus, ele saiu das ruas, reconquistou sua esposa e seus filhos, a dignidade, a convivência social e bens materiais, mas ressalta que a “virada de jogo” de sua vida aconteceu com o mais importante: “hoje tenho casas alugadas, apartamento, carro do ano, motos, mas, acima disso tudo, tenho o principal: o Espírito Santo e a oportunidade de servir a Ele”, finaliza.

fonte https://www.universal.org/noticias/post/voce-precisa-de-uma-virada-de-jogo-em-sua-vida/

 


Divulgue esta materia em sua rede social
Anúncios
Anúncios