‘Os cristãos são vistos como inimigos’: os ataques Houthi criam mais sofrimento para os cristãos no Iêmen

Divulgue esta materia em sua rede social

Os acontecimentos recentes no Médio Oriente estão a causar dificuldades e sofrimento adicionais aos cristãos no Iémen.

Durante anos, o pequeno grupo de crentes tem sofrido intensa perseguição por parte de militantes muçulmanos e do seu governo. Agora, os ataques a navios e outras ações dos rebeldes Houthi estão a piorar a situação.

O movimento Houthi começou há cerca de trinta anos como uma insurgência contra o governo muçulmano sunita. Armada pelo Irão, a milícia muçulmana xiita é crucial para a estratégia de Teerão de dominar o Médio Oriente e controlar as rotas marítimas, restringindo o acesso ao Mar Vermelho.

Último ataque Houthi causa morte no mar

Durante um recente depoimento no Congresso, o ex-analista de inteligência da CIA e membro sênior do American Enterprise Institute, Dr. Kenneth Pollack, disse que os Houthis compartilham o objetivo do Irã de destruir Israel e expulsar os Estados Unidos e seus aliados, aliados do Oriente Médio.

“Os Houthis provaram ser beligerantes, agressivos e convencidos de que a violência é a melhor maneira de conseguir o que querem”, insistiu Pollack. “Eles são forças de opressão dentro do Iémen e forças de agressão fora dele.”

A pequena mas crescente comunidade de cristãos do Iémen está entre os alvos dos Houthis.

“Os cristãos nesta área são pessoas que anteriormente eram crentes muçulmanos – crentes de origem muçulmana que se converteram ao cristianismo – os cristãos são obviamente uma minoria desprezada”, explicou Ryan Brown, CEO da Portas Abertas nos EUA.

O grupo de Brown lista o Iêmen como o quinto pior perseguidor de cristãos do mundo em sua lista da World Watch 2024 .

Segundo Brown, os anos de guerra tornaram a população altamente dependente da ajuda externa. Assim, quando as rotas marítimas são interrompidas, os alimentos e outros produtos essenciais demoram a chegar aos portos do Médio Oriente, aumentando os custos, e os cristãos – aqueles que se recusam a travar a jihad ou a praticar práticas religiosas islâmicas – são marginalizados.

“Os cristãos são muitas vezes os últimos na fila quando se trata de cuidados e atenção, à medida que a guerra e estes problemas continuam a piorar. Isso tem um efeito dominó e um efeito dominó económico. Pode perturbar as cadeias de abastecimento, e assim, enquanto os cristãos já eram os últimos na fila , essa linha fica ainda mais longa”, explicou Brown. “Portanto, os cristãos estão muito afetados pelo que está acontecendo atualmente”.

Depois de deixarem o Islã e serem batizados, os muçulmanos consideram os cristãos iemenitas apóstatas. Portanto, eles mantêm a sua nova fé em segredo para evitar perseguição severa e possivelmente a morte nas mãos do seu clã ou familiares.

E se não forem mortos pela sua fé, são frequentemente culpados pelas suas ligações ao Ocidente.

“Eles se tornam alvos fáceis”, diz Brown. “Você sabe, há uma presença da Al Qaeda no sul, uma presença Houthi no norte, e os cristãos são vistos como inimigos em todas as frentes.”

Brown disse que embora muitos iemenitas estejam assustados, eles também estão curiosos e fazem perguntas sobre a fé. Os seguidores de Jesus respondem com a Palavra de Deus.

Ele aconselha o corpo de Cristo a orar pelos seus irmãos e irmãs iemenitas em Cristo, “para que mesmo no meio deste conflito, eles vejam a paz e vejam a segurança, mas reconheçam que no meio deste conflito, Deus está fazendo coisas incríveis, seus propósitos estão avançando e a igreja está avançando nisso”.

fonte https://www1.cbn.com/mundocristiano/el-mundo/2024/march/los-cristianos-son-vistos-como-enemigos-ataques-huties-crean-mas-sufrimiento-para-los-cristianos-en-yemen

 


Divulgue esta materia em sua rede social
Anúncios
Anúncios