Como cristãos e judeus se unindo poderiam trazer a salvação até os confins da terra

Divulgue esta materia em sua rede social

JERUSALÉM, Israel – Um dos objetivos dos milhões de cristãos que participarão do Jejum e Oração Global de Isaías 62 de 7 a 28 de maio é ver Deus cumprir as profecias de que Israel será uma luz e trará a salvação ao mundo. Um judeu israelense e uma cristã canadense uniram forças para tentar garantir que o destino aconteça.

Algumas pessoas perguntam se um verdadeiro crente em Deus pode ter um relacionamento real e proveitoso com alguém de outra fé. É o que Gil Pentzak, que é judeu, e Ruth Fazal, que é cristã, estão descobrindo na terra de Israel.

Fazal é uma concertista canadense que sentiu Deus chamá-la para se envolver muito mais com Sua terra santa e Seu povo escolhido. Ela veio para Israel e começou a aprender hebraico com Gil Pentzak, um judeu ortodoxo profundamente religioso e instrutor de hebraico em Ulpan Aviv.

“Gil sempre tentava me fazer falar sobre as coisas que estavam perto do meu coração”, disse Ruth à CBN News. “Então, acho que Deus entrou em cena muito rapidamente; e então percebi que era o mesmo para Gil.”

Gil acrescentou: “Era muito óbvio que Deus estava no coração de Ruth.

Isso inicialmente deixou Gil perplexo, que pensaria, a respeito de Ruth, “‘Acabei de ter uma conversa interessante sobre oração com uma mulher que nem mesmo era judia. “Quero dizer, como ela poderia saber alguma coisa sobre oração… fé. ..crença…a presença de Deus…e ela nem é judia? Como ela poderia saber?'”

Enquanto isso, o profundo amor de Gil por Deus mudou os preconceitos de Ruth.

Ela admitiu: “O que eu estava descobrindo era que todos os meus preconceitos sobre os judeus religiosos – eles estavam todos errados. Eles estavam TÃO errados, e eu queria consertar essas coisas, e queria ser capaz de apresentar as pessoas a alguém onde Deus está bem no centro de sua vida, alguém que realmente ama a Deus.”

Tornou-se uma missão dessa dupla sacudir os cristãos, levando-os a Israel para que pudessem estar perto de judeus amantes de Deus… como Gil.

Como disse Ruth: “Para os grupos que dizem: ‘Oh, eu amo Israel. Eu amo o povo judeu.’ Bem, você sabe, na verdade você já conheceu um? Ou conversou com um? E especialmente um religioso?

Gil explicou: “Começamos a hospedar grupos aqui por uma semana”.

Chama-se “No Ordinary Week in Jerusalem”, agora um profundo mergulho anual na adoração, na Palavra e na cultura judaica israelense.

A princípio, Gil não tinha certeza se deveria ter comunhão com esses grupos cristãos visitantes.

Ele disse: “Eu cheguei a questões sérias como um judeu ortodoxo, está tudo bem? Está tudo bem estar em tal relacionamento? Chegar tão perto … de pontos em que estamos lá adorando juntos … orando? Nós oramos ao mesmo Deus?”

Gil falou sobre como ele lentamente, mas com segurança, se ajustou: “Foi como entrar em uma piscina com água fria. Ok. Está tudo bem para mim estar aqui. E se Deus me colocou aqui, provavelmente há uma razão para isso.'”

Seu desconforto inicial ao trabalhar tão próximo aos cristãos é algo que os judeus podem entender facilmente, depois de enfrentar séculos de exílio, massacres, pogroms e até mesmo o Holocausto nas mãos dos gentios.

Muitos cristãos não percebem quanto dano nações e crentes supostamente cristãos causaram ao povo judeu nos últimos milênios.

“Até a imagem da cruz me deu calafrios como judeu ortodoxo”, lembrou Gil. “Respeito totalmente e entendo totalmente o que isso significa para os cristãos, mas para mim, foi tudo sobre perseguições, libelos de sangue e história ruim com muita dor envolvida”.

Deus, porém, mostrou a Gil e Ruth que eles realmente são um irmão e uma irmã no Senhor, algo que eles rezam para que muitos mais cristãos e judeus venham a perceber.

Agora, para ser claro, isso não minimiza de forma alguma o papel supremo e crucial de Jesus Cristo na vida dos cristãos.

Mas, como Gil diz sobre as fés judaica e cristã: “Quanto mais estamos nesta jornada, mais descobrimos que temos muito em comum…tanto. E compartilhamos tanto. Por que deveríamos nos concentrar nas diferenças? quando podemos nos concentrar nas coisas que podem nos unir?”

Certamente existem grandes áreas de terreno comum entre cristãos e judeus. Por exemplo, ambos invocam Nosso Deus Pai.

Como Ruth e Gil fazem.

Gil explicou: “Dois mundos se encontram. Dois filhos do mesmo Pai se encontram e finalmente começam a pensar, como vamos fazer isso juntos?”

“Rute acrescentou:” A oração que Jesus ensinou quando Seus discípulos disseram ‘nos ensine a orar’ – o que Ele disse? Ele disse ‘nosso Pai’. É a quem você deve se dirigir quando orar.’ Você sabe, não há absolutamente nada nessa oração que Gil não se sinta confortável em orar.””

Então, há a questão do Messias. Ambos estão esperando por Ele.

“Obviamente, acredito que estamos esperando pela mesma pessoa”, afirmou Ruth.

Ruth e Gil cantam uma canção que diz sobre o Messias: “Mesmo que Ele demore, ainda espero que Ele venha todos os dias.”

Gil disse à CBN News: “E eu realmente acredito que estamos esperando a vinda de Mashiach (hebraico para ‘Messias’). Isso é definitivamente um terreno comum que ambos podemos defender juntos.”

Gil continuou, “Todos os detalhes técnicos: ‘Quando vai ser? Onde vai ser? Quem vai ser?’ Podemos deixar isso para o momento em que Ele vier, e podemos fazer-lhe todas essas perguntas. Mas pelo menos, acho que hoje em dia tudo se resume a conexões. Temos que ser capazes de encontrar um terreno comum mais amplo e mais amplo que possamos suportar juntos. E há muito.”

Os cristãos de oração de Ruth permanecerão juntos com seus irmãos e irmãs judeus, porque muitas vezes não o fizeram.

Como Ruth disse a Gil durante esta entrevista da CBN: “Por que não estivemos aqui para você? Por que não o apoiamos? Por que não o honramos?”

Se os cristãos derramarem amor, cuidado e honra sobre o povo escolhido de Deus, Gil acredita que isso pode levar os judeus a se lembrarem do que Deus os chamou para ser em Isaías 49:6 – “Também te farei luz para os gentios, para que leve a minha salvação até os confins da terra”.

Gil acrescentou: “Toda a razão pela qual fomos escolhidos desde o início é para trazer algum tipo de luz para as nações, para o mundo.”

É um desejo que Ruth e Gil acreditam que pode ser reacendido quando cristãos e judeus, como os envolvidos na Not a Ordinary Week in Jerusalem, se reúnem para servir a Deus Pai e adorá-lo.

“A adoração é incrível”, exclamou Ruth. “Sinto muito a presença de Deus quando adoramos juntos.”

Gil concluiu: “E eu só gostaria que pudéssemos reunir todos e dizer ‘Por favor, dêem-se bem. Isso deixará nosso pai muito feliz.'”

FON TE https://www2.cbn.com/news/israel/how-christians-jews-coming-together-could-bring-salvation-ends-earth

 


Divulgue esta materia em sua rede social
Anúncios
Anúncios

Deixe um comentário