Ocultado dos Sábios

Divulgue esta materia em sua rede social

Se nos sentarmos numa cadeira e contemplarmos honestamente o escopo da igreja, ficaremos um pouco perplexos. É claro que o plano de Deus na igreja e através dela é de demonstrar Sua multiforme sabedoria: “para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais” (Ef 3:10). Ao mesmo tempo, há muitas pessoas com grande influência e capacidade que não são crentes. Você já se perguntou por que Deus escolheu passar direto por alguns com tanta “promessa” apenas para dar nova vida para outros?

Isso não deixou Jesus perplexo. Na verdade, serviu como uma ocasião para que Ele louvasse a seu pai por tal demonstração de sabedoria:

Naquele tempo, Jesus falou: “Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.” (Mt 11:25-26).

Nesta seção de Mateus, Jesus nos permite espreitar Seu lugar de oração para ouvir esse belo diálogo intra-trinitariano. E ao espreitarmos, ouvimos Jesus agradecendo ao Pai pela sabedoria do que Ele decretou em Sua revelação e no que Ele não revelou. Ele ocultou coisas dos sábios e as revelou às crianças.

As “coisas” que são ocultadas ou reveladas são o conteúdo do ensino de Jesus. Devemos lembrar que Ele havia acabado de criticar severamente os líderes religiosos. Estes eram os sábios, os cultos, as pessoas respeitadas da época. O sustentáculo no qual julgamento se baseou, foi o que eles fizeram com o Seu ensinamento. Eles o rejeitaram e, por conseguinte, mostraram sua tolice. Por outro lado, Jesus está rodeado por seus discípulos. Esses mesmos discípulos provavelmente seriam rotulados como desajustados religiosos pelas elites culturais que eram admiradas. Em nítido contraste, eles são os bebês, aqueles que humildemente recebem seus ensinamentos como uma criança.

Jesus está louvando a Deus por Sua sabedoria conforme exibida nesta mesma cena. Deus não precisa da sabedoria ou do poder dos homens para enaltecê-Lo. Mostrará Sua sabedoria, na aparente loucura da mensagem e na demonstração da Sua graça (1Co 1:18-31). Claro, isso não significa que é impossível que pessoas inteligentes se convertam. Ao longo da história da igreja, Deus escolheu mostrar Sua graça ao salvar todos os tipos de pessoas. No entanto, quando Deus salva alguém, nunca é a sua sabedoria ou realizações que os salva, mas sim a sua simples e infantil fé na verdade do evangelho.

Este post foi publicado originalmente em ligonier.com.

fonte https://coalizaopeloevangelho.org/article/ocultado-dos-sabios/

 


Divulgue esta materia em sua rede social
Anúncios
Anúncios

Deixe um comentário