Meus companheiros judeus: nós também precisamos de Jesus

Divulgue esta materia em sua rede social

Crescendo em Israel, as pessoas nunca falaram realmente sobre Jesus. Entre os judeus seculares, ele não passa de uma reflexão tardia. As pessoas estão cientes de Sua existência histórica e de Sua morte nas mãos dos romanos, mas isso é tudo. Entre os judeus religiosos, especialmente dentro da comunidade ultra-ortodoxa, o seu nome é recebido exclusivamente com desprezo e escárnio. Em ambos os casos, o judeu médio – secular ou religioso – não se importa em saber mais sobre o significado de Jesus.

Infelizmente, isto não se restringe à média dos judeus israelenses modernos. O mesmo espírito permeia as nossas elites governantes. O congressista Max Miller, republicano de Ohio, é um exemplo disso. Uma postagem X recente, anteriormente conhecida como Twitter, da ex-diretora de comunicações do Ohio Right for Life, Lizzie Marbach, provocou Miller tanto que ele chamou a postagem de “preconceituosa” e pediu que ela a excluísse. O que o desencadeou tanto, você pergunta? Esta afirmação:

“Não há esperança para nenhum de nós fora de ter fé somente em Jesus Cristo.”

Agora, para qualquer cristão crente, isso é o mais básico possível. É a própria essência do próprio Evangelho. Nada mais é do que a mensagem central em que os cristãos acreditam há mais de 2.000 anos. É tão antigo quanto o próprio Cristianismo. Nada de novo.

Então, por que a indignação?

Posso ver por que a exclusividade dessa afirmação é tão ofensiva. É ofensivo para a mente natural ouvir que nem todos os caminhos levam a Deus.

Mas acredito que também tem a ver com uma visão inferior da santidade de Deus.

Lembro-me de que, quando era um jovem judeu, a ideia de receber o perdão de Deus nunca passou pela minha cabeça. Deus era, na melhor das hipóteses, uma figura gentil de avô. Ele o abençoa e ignora suas transgressões. Se você viver uma vida justa o suficiente e mantiver o nariz limpo, Ele ficará satisfeito com você. Seu pecado realmente não O incomoda. Sua santidade é tão abstrata quanto a própria vida após a morte.

É esse tipo de mentalidade que mantém muitos dos meus companheiros judeus em cativeiro espiritual.

Como recebemos o perdão?

De acordo com a Bíblia Hebraica, a única maneira de receber o perdão de Deus é expiar os nossos pecados – um substituto deve suportar o castigo em nosso lugar. O próprio cerne da Lei repousa no sistema sacrificial instituído por Moisés. Por que? Porque somente através do sangue dos sacrifícios Deus pode ignorar os pecados do Seu povo e amenizar a Sua própria ira justa contra eles. Quando Deus faz Sua aliança com os israelitas, Ele a institui pelo sangue:

“E Moisés tomou o sangue e o jogou sobre o povo e disse: ‘Eis o sangue da aliançaque o Senhor fez convosco de acordo com todas estas palavras’” ( Êxodo 24:8, ESV ).
“Arão fará expiação em seus chifres uma vez por ano. Com o sangue da ofertada expiação, ele fará expiação por ela uma vez no ano, pelas vossas gerações. É santíssimo ao Senhor” ( Êxodo 30:10 ).
Observe como o sangue é central para todo o sistema. O Talmud e o grande comentarista judeu Rashi repetem o mantra que: “Não há expiação sem sangue”. Nenhum sacrifício? Não há perdão dos pecados. Levítico 17:11 diz isso com ainda mais força:

“A vida da carne está no sangue , e eu a dei a vocês no altar para fazer expiação por suas almas, pois é o sangue que faz expiação pela vida.”

Você pode estar se perguntando neste momento por que isso é relevante para nós hoje. Mesmo que o que a Bíblia diz seja verdade, temos sido privados dos sacrifícios do Templo há mais de 2.000 anos. Então, por que isso importa?

Fazer essa pergunta é o primeiro passo para entender por que Jesus é tão importante. Sem um substituto, não temos expiação. Sem expiação, não podemos nos reconciliar com nosso Criador. Estamos condenados diante de Deus pelos nossos próprios pecados – e nossos pecados continuam se acumulando dia após dia. Não há fim à vista porque enquanto vivermos e respirarmos, continuaremos pecando. Está na nossa natureza. No final das contas, a única coisa que Deus pode fazer é nos condenar. Sem perdão, sem reconciliação, sem paz.

Isso é assustador.

Existe alguma maneira de contornar esse problema?

A narrativa popular entre a maioria dos rabinos é que, em vez de sacrifícios substitutivos, o arrependimento e a oração são suficientes para expiar os nossos pecados. Chabad diz : “Quando não há Templo, teshuvá (arrependimento) sincero é tudo o que D’us exige.” Não é que os sacrifícios não sejam necessários no futuro. Todos os Judeus Ortodoxos acreditam que quando o Messias vier, ele reconstruirá o Templo e retomará o antigo sistema sacrificial . Mas do jeito que as coisas estão agora, Deus realmente não se importa. Apenas se arrependa, ore e leve uma vida justa.

Essas ideias vêm de algumas passagens das Escrituras onde Deus, supostamente, rejeita sacrifícios e, em vez disso, exalta uma vida justa. Provérbios 21:3 , Salmos 51:16 , 1 Samuel 15:22 e Isaías 1:11 são apenas alguns exemplos. No entanto, quando lidas no contexto, estas passagens condenam a devoção hipócrita a Deus – e não a expiação de sangue em si. Quando Deus diz: “Tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em obedecer à voz do Senhor?” ( 1 Samuel 15:22 ), Ele está apenas afirmando a verdade óbvia de que o ritual em si não faz nada se estiver separado da devoção sincera a Deus. Simplesmente seguir em frente não terá efeito diante do Todo-Poderoso. Deus deseja um “coração quebrantado e contrito” (Salmo 51:17 ) – não cerimônias estúpidas.

Todos concordamos com isso. Qual é a solução?

Mas não há nada nessas passagens que negue, mesmo remotamente, a necessidade absoluta de sacrifícios de sangue. Não apenas os sacrifícios são repetidamente descritos como um “aroma agradável ao Senhor” ( Levítico 3:5 ), mas tal interpretação tornaria obsoletas até mesmo outras tradições judaicas apreciadas, como a observância do sábado. Afinal, Deus condena os sábados e luas novas hipócritas em Isaías 1 com tanto fervor quanto Ele condena os sacrifícios. Isso faria Deus se contradizer. Simplesmente não funciona.

Ou Deus providenciou o sacrifício final – um sacrifício perfeito – ou ficaremos sem esperança eterna. Nossos pecados ainda se apegam a nós, nossa culpa está sempre diante de nós e nossa alienação de Deus paira sobre nós.

Sim, você sabe onde quero chegar com isso. Não é um ponto muito sutil, mas é muito importante: a única opção que temos é Jesus. Não podemos contornar isso. Jesus, como Deus encarnado, possui justiça perfeita. É por isso que Sua obra expiatória na cruz é o último e últimosacrifício, que nunca mais será repetido. Somente Deus pode romper a lacuna eterna que existe entre nós e Ele. Somente Ele pode “afastar o pecado” para sempre ( Hebreus 9:26 ).

Se não for Ele, não é ninguém.

Como um jovem estudante judeu de 26 anos, finalmente percebi isso. Demorei um tempo. Mas nunca olhei para trás. E como diz a profecia de Miquéias: “E ele permanecerá e pastoreará o seu rebanho na força do Senhor, na majestade do nome do Senhor seu Deus… E Ele será a sua paz . ”

Meu querido amigo judeu, Ele será seu? Eu sinceramente oro assim.

fonte https://www.christianpost.com/voices/my-fellow-jews-we-need-jesus-too.html

 


Divulgue esta materia em sua rede social
Anúncios
Anúncios

Deixe um comentário