As ‘desconversões’ e o conhecimento da verdade

Divulgue esta materia em sua rede social

Recentemente, assisti a um vídeo de um jovem ex-pastor que renunciou à sua fé cristã. Ele foi gentil e não hostil com os evangélicos. Em vez disso, ele explicou por que abandonou seu relacionamento com Jesus.

A razão se resumia a esta: como poderia um Deus amoroso rejeitar pessoas que eram sinceras em qualquer fé que professassem? Ele realmente os condenaria porque eles O entendiam de maneira diferente daqueles que professavam fé em Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor?

Numa palavra, a questão deste jovem não era a credibilidade histórica da ressurreição de Jesus ou a fiabilidade da narrativa do Êxodo. Em vez disso, ele ficou ofendido com a ideia de que um Deus de misericórdia não acolheria na vida eterna todos os que pareciam ser sinceros em qualquer fé que tivessem.

Simplificando, este ex-pastor decidiu criar um novo deus, à sua própria imagem.

Ao ler várias histórias de “desconversão”, relatos de e sobre pessoas que abandonaram a sua outrora vibrante fé cristã, fico impressionado com este tema persistente. Não se trata da razoabilidade do Cristianismo, da sua coerência intelectual ou da credibilidade das suas reivindicações proposicionais. Em vez disso, os “exvangélicos” chegam a um ponto em que a sua antipatia por certas doutrinas ou práticas os encoraja a abandonar a sua caminhada com Cristo. Eles abandonam a sua fé porque ela não está de acordo com as suas preferências. Ou, dito de outra forma, o Deus das Escrituras não é quem eles querem que ele seja.

O ex-pastor evangélico Rob Bell abandonou a fé bíblica há vários anos ao negar a realidade do Inferno. Nenhum de nós gosta de imaginar pessoas sofrendo por toda a eternidade. Parece excessivo e até inconsistente com a natureza do Deus que é amor. No entanto, Deus também é santo, infinitamente puro e, portanto, legitimamente enfurecido pelo nosso pecado. Ele não pode fechar os olhos ao mal humano.

Em suma, Deus não é como nós. Ele não pode denegrir a pureza de Seu caráter agindo como se nossas transgressões realmente não fossem grande coisa, um avô no céu que nos dá um tapinha no ombro e nos diz para nos comportarmos um pouco melhor. E esse é o ponto crítico: o eterno Deus Triúno não está preocupado em se conformar às nossas expectativas. Seu caráter não é maleável e Ele não é responsável perante nós pelo que faz.

Considere a história de Jó. Deus permite que toda a família de Jó seja assassinada, que sua vasta riqueza seja roubada e que sua saúde seja prejudicada. Jó clama a Deus, exigindo saber por que Ele permitiu essas coisas, visto que ele, Jó, tem sido tão fiel a Ele. Deus não é obrigado a justificar-se a Jó. Em vez disso, Ele diz: “Contenderá o crítico (Jó) com o Todo-Poderoso? Aquele que repreende a Deus responda” (Jó 40:1).

Da mesma forma, quando Paulo debate com um oponente retórico imaginário sobre a soberania de Deus e o livre arbítrio humano, o apóstolo não tenta dissecar algo além do alcance do homem. Em vez disso, ele afirma que “não há injustiça com Deus” e pergunta: “Quem é você, ó homem, para responder a Deus?” (Romanos 9:14, 20).

Mas este mesmo Deus é infinitamente amoroso e não deseja que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento e à fé em Seu Filho (II Pedro 3:9). É por isso que Ele nos convida a um relacionamento com Ele. Em Sua grande e imerecida bondade, Deus se revelou a nós. “Seus atributos invisíveis, a saber, Seu poder eterno e natureza divina, têm sido claramente percebidos, desde a criação do mundo, nas coisas que foram criadas”, afirma Paulo (Romanos 1:20). Seu poder, inteligência e amor são exibidos em um mundo complexo, ordenado e abundante. Os céus, “obra de Seus dedos”, declaram Sua glória (Salmos 8:4, 19:1).

Ele se revelou em nossa própria natureza, com o peso do dever moral “escrito em nossos corações” (Romanos 2:15) e a eternidade colocada dentro deles (Eclesiastes 3:11). Ele revelou Seu caráter e desejos, Suas exigências e Sua oferta de vida eterna nas páginas de textos compostos por numerosos homens ao longo de muitos séculos. A Bíblia é Sua revelação escrita.

Mais profundamente, Ele se revelou na pessoa de Jesus de Nazaré, o Filho do Homem e Filho de Deus, sem pecado e justo, que recebeu a penalidade pelo pecado que merecemos ao morrer na cruz e cuja ressurreição anunciou Sua vitória sobre o pecado. , a morte e o diabo. Confiando Nele e somente Nele para o perdão, recebemos a vida, a vida eterna, que somente Ele pode dar.

Esta é uma notícia tão grandiosa que convida à adoração daquele que a oferece. Deveria criar em nós um desejo de conhecê-Lo e segui-Lo, e não virar as costas para Ele porque Ele não procura apaziguar nossa indignação finita sobre coisas que não podemos compreender. Você realmente gostaria de servir a um Deus tão ansioso para ser apreciado que Ele rebaixa Sua majestade para implorar por nossa aprovação?

“Um homem não pode diminuir a glória de Deus recusando-se a adorá-Lo”, escreveu CS Lewis, “do mesmo modo que um lunático não pode apagar o sol rabiscando a palavra ‘escuridão’ nas paredes da sua cela”. Ele é quem é e nos convida a conhecê-lo — e essa é a melhor notícia de todas.

fonte https://www.christianpost.com/voices/de-conversions-and-the-knowledge-of-the-truth.html

 


Divulgue esta materia em sua rede social
Anúncios
Anúncios

Deixe um comentário