Como se Arrepender: 5 passos

Divulgue esta materia em sua rede social

É difícil exagerar a importância do arrependimento. Afinal, a primeira exortação pública de Jesus foi “Arrependei-vos!” (Marcos 1:15) — e se esse assunto estava no topo da lista de Jesus, nós provavelmente também devemos prestar atenção.

Mas como nos arrepender da forma correta? O Salmo 32 é um lugar maravilhoso para explorar a natureza e o processo de um arrependimento profundo. Abaixo estão cinco passos vitais.

1. Seja honesto sobre a sua necessidade de arrependimento.
Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniquidade, e em cujo espírito não há dolo. (v. 2)

O arrependimento exige honestidade. Ninguém vem a Deus com verdadeiro arrependimento em seu coração a menos que primeiro tenha reconhecido sua necessidade de perdão e reconciliação com ele. Apenas aqueles que pararam de tentar encobrir o seu pecado com auto justificação e engano, podem experimentar a mudança profunda e duradoura que vem somente através do arrependimento.

2. Reconheça o perigo do pecado e a perniciosidade da culpa.
Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (vv. 3-4)

Vamos encarar a verdade: você está buscando o arrependimento, porque o Espírito de Deus o convenceu de sua condenação. Frequentemente culpamos os outros por nosso estresse e mau humor, mas muitas vezes simplesmente nos sentimos mal pelas coisas ruins que fizemos. Davi descreve sintomas físicos e emocionais associados à uma consciência pesada. Devemos honestamente avaliar as consequências do nosso pecado, o que significa avaliar ambas as consequências pessoais e do impacto que teve — e continuará a ter — nos outros.

3. Confesse totalmente.
Confessei-te o meu pecado, e a minha iniquidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões. (v. 5a)

Um arrependimento profundo exige uma confissão completa. Embora pareça contraditório, a única maneira de sermos verdadeiramente cobertos por Cristo é expormos totalmente nosso pecado. No processo de arrependimento, temos que lutar para sermos totalmente transparentes diante de Deus sobre a profundidade e a amplitude do nosso pecado. Apenas a honestidade implacável será suficiente — e levará à liberdade e a alegria.

4. Refugie-se em Deus.
E tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão. Tu és o meu esconderijo; preservas-me da angústia; de alegres cânticos de livramento me cercas.(vv. 5b-7)

Adão e Eva se esconderam atrás de revestimentos inadequados, feitos por eles mesmos, para mascarar o seu pecado e vergonha. Nós também frequentemente nos escondemos atrás de uma justiça auto produzida, a fim de nos fazermos parecer mais aceitáveis do que realmente somos. Se queremos mudar, mudar de verdade — o que aliás, é a marca do verdadeiro arrependimento — então temos que nos refugiar exclusivamente em Deus.

Não basta apenas nos arrependermos dos pecados que são evidentes. Não basta dizer: “Admito meus comportamentos errados.” Muitas pessoas se arrependem desta maneira, especialmente pessoas religiosas que tem uma imagem a preservar.

Um cristão não apenas se arrepende de seus pecados exteriores, mas também de suas tentativas de se refugiar numa justiça torpe e auto produzida. Pare de se refugiar em seus esforços. Refugie-se em Deus.

5. Agarre-se à esperança.
O ímpio tem muitas dores, mas aquele que confia no Senhor, a misericórdia o cerca. (v. 10)

Como você pode ter certeza de que Deus vai perdoá-lo? Seu amor infalível. Lembre-se de suas grandes promessas feitas ao longo da história e encontre nelas a sua confiança, e como todas foram cumpridas em Jesus Cristo:

Sua promessa a Adão e Eva de esmagar o inimigo
Sua promessa a Abraão de reivindicar e proteger um povo
Sua promessa a Moisés de fornecer uma maneira para que os seres humanos pecadores pudessem se relacionar significativamente com um Deus santo
Sua promessa a Davi de fornecer uma vez por todas um Rei eterno para o seu povo
Ao longo da história — até o momento em que você está se arrependendo — Deus tem dito, e continua a dizer: “Eu te amo. Não te deixarei. Eu sou o suficiente.”
Olhe para as promessas de Deus, agarre-se à esperança, e “Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós justos; e cantai de júbilo, todos vós que sois retos de coração.” (Salmo 32:11)

Joel Lindsey é pastor principal da Igreja da Graça (Grace Church), em Racine, Wisconsin. Ele e sua esposa, Melissa, tem três filhos. Joel é um contribuinte do For the Church. Você pode segui-lo no Twitter.

fonte https://coalizaopeloevangelho.org/article/como-se-arrepender-5-passos/

 


Divulgue esta materia em sua rede social
Anúncios
Anúncios