O Legado de Antioquia

Divulgue esta materia em sua rede social

Aqueles, pois, que foram dispersos pela tribulação suscitada por causa de Estêvão, passaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. Havia, porém, entre eles alguns cíprios e cirenenses, os quais, entrando em Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. E a mão do Senhor era com eles, e grande número creu e se converteu ao Senhor. Chegou a notícia destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia; o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortava a todos a perseverarem no Senhor com firmeza de coração; porque era homem de bem, e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. Partiu, pois, Barnabé para Tarso, em busca de Saulo; e tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos. (Atos 11:19-26)

Conheça o Sul Global
Vamos rever a situação do mundo de hoje em relação à difusão do cristianismo, e o que significa este novo termo “Sul Global”. O Sul Global refere-se ao crescimento espantoso da igreja cristã na África, América Latina, e Ásia, enquanto os antigos centros de dominantes de influência cristã na Europa e América estão enfraquecendo. Por exemplo:

No início do século XX, aproximadamente 71% dos cristãos professos no mundo viviam na Europa. Ao final do século XX, esse número havia diminuído para 28%. 43% dos cristãos agora vivem na América Latina e África.
Em 1900, a África tinha 10 milhões de cristãos, o que era aproximadamente 10% da população. Em 2000, o número de cristãos era de 360 ​​milhões, aproximadamente metade da população do continente. Esta é provavelmente a maior mudança de afiliação religiosa que já ocorreu, em qualquer lugar.
Há 17 milhões de membros batizados da Igreja Anglicana na Nigéria, em comparação com 2,8 milhões nos Estados Unidos.
Neste domingo passado mais anglicanos frequentaram a igreja na Quênia, ou África do Sul, ou Tanzânia, ou Uganda do que os anglicanos na Grã-Bretanha e do Canadá e episcopais nos Estados Unidos combinados.
O número de praticantes cristãos na China está se aproximando ao número nos Estados Unidos.
No domingo passado, mais cristãos frequentaram a igreja na China do que em toda a chamada “Europa cristã.
O Quênia tem mais pessoas em igrejas cristãs aos domingos do que o Canadá.
Mais crentes adoram juntos em Nagaland (na Índia) do que na Noruega.
Mais trabalhadores cristãos do Brasil são ativos no ministério transcultural fora de seus países de origem do que da Grã-Bretanha ou do Canadá. Em outras palavras, as igrejas do Sul Global estão cada vez mais sendo igrejas que enviam.
Domingo passado mais presbiterianos estavam na igreja em Gana do que na Escócia.
Esta semana passada na Grã-Bretanha, pelo menos quinze mil missionários estrangeiros cristãos se dedicaram ao trabalho de evangelização dos habitantes locais. A maioria destes missionários é da África e Ásia.
“Resumindo,” diz Mark Noll, “a igreja cristã tem experimentado uma redistribuição geográfica maior nos últimos 50 anos do que em qualquer período comparável em sua história, com a exceção dos próprios primeiros anos da história da igreja.”

O Ocidente Não Terminou de Enviar Missionários
Esta é uma grande causa para os cristãos se alegrarem na graça soberana de Deus. Mas isto não quer dizer que o tempo de enviar missionários de nossas igrejas no Ocidente acabou. Isso seria um equívoco trágico sobre a situação. Formar parcerias em missões com o Sul Global não significa que todos os povos não alcançados do mundo podem ser alcançado por pessoas que estão no Sul Global. Não compre a idéia de que devemos enviar o nosso dinheiro, não o nosso povo. Isso soaria muito parecido como “Deixe que eles derramem o seu sangue, não o nosso, nós só vamos enviar o dinheiro.”

Muitas pessoas têm abraçado a noção desinformada de que é sempre mais eficiente e culturalmente eficaz apoiar os ministérios do Sul Global para fazer o trabalho de missões em vez de pagar dezenas de milhares de dólares a cada ano para enviar os trabalhadores ocidentais.

Não há Igrejas Locais Entre os Povos Não Alcançados
Mas é “ambos-e”, não “um-ou”. É desinformado, na verdade mal informado, assumir que as igrejas locais ou missionários próximos no Sul Global podem sempre alcançar um povo não alcançado melhor do que os trabalhadores ocidentais podem.

É desinformado, em primeiro lugar, porque, em situações missionárias pioneiras em lugares distantes e isolados, não existem igrejas locais para fazer o trabalho. É isso o que significa ser um povo não alcançado.

Nenhuma Garantia de que Proximidade Significa Eficácia
E em segundo lugar, não há nenhuma garantia de que estar cerca de 800 quilômetros de um povo não alcançado os torna mais eficaz em aprender a sua língua, em cruzar a sua cultura, em amá-los, e em ensinar a verdade. Isto é especialmente verdade se existem hostilidades tribais antigas a serem superadas na região local. Tal estratégia pode ser às vezes melhor; outras vezes não.

O tempo das missões ocidentais ainda não acabou. Isso não vai acabar até que Jesus venha. Há muitas maneiras de fazer parceria com os crentes ao redor do mundo, além de simplesmente enviando dinheiro. E nós seremos servos, não senhores, nesses relacionamentos.

De acordo com o Projeto Joshua, hoje existem 6.552 grupos de povos não alcançados no mundo, de um total de 16.309 povos etno-linguísticos. E destes, o Projeto Joshua lista 1.540 deles como sem-envolvimento. Você pode descobrir as estatísticas atuais, em constante mudança, em www.joshuaproject.net Há ainda um grande e glorioso trabalho a ser feito, e vai precisar de toda a igreja, não apenas parte dela para fazê-lo.

8 Implicações para a Parceria com o Sul Global
Agora, com esse entendimento, vamos voltar nossa atenção para Atos 11:19-26. Esta é a história de como o evangelho de Jesus chegou aos Gentios em Antioquia da Síria e como essa cidade tornou-se uma base de envio para missões.

O que eu gostaria de fazer com este texto é tirar oito implicações para o desafio global que enfrentamos em parceria com o Sul Global. Eu pedi ao Senhor para me ajudar a escolher palavras de forma que uma ou mais destas oito implicações irão penetrar centenas de corações que ele vem preparando para este trabalho. Alguns de vocês estão prontos e só precisam de orientação. Outros de vocês estão percebendo uma mudança de vida no horizonte, e vocês precisam de Deus para empurrá-los em direção ao seu sonho. E alguns de vocês serão despertados para um novo chamado do Senhor pela primeira vez hoje. E o resto irá, eu oro, dedicar-se novamente ao envolvimento agressivo com o envio. Existem apenas três tipos de pessoas em relação às missões: Emissários, Enviadores, e Desobedientes.

1. Alguém deve atravessar as barreiras culturais que separam os povos não alcançados do evangelho.
Alguns de vocês estão sendo chamados para este que é o trabalho mais difícil de todos. Veja Atos 11:19-20.

Aqueles, pois, que foram dispersos pela tribulação suscitada por causa de Estêvão, passaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. Havia, porém, entre eles alguns cíprios e cirenenses, os quais, entrando em Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.

Os Helenistas neste contexto são os gentios de língua grega. Até este momento, o evangelho estava se espalhando principalmente ao longo das linhas monoculturais do judaísmo de sinagoga a sinagoga (com exceção de Cornélio em Atos 10). Mas em Antioquia, alguém rompeu as barreiras da língua e da cultura e falou do evangelho aos gentios.

Esse é você? Deus está te mexendo, te movendo? Você consideraria entregar sua vida a isto? Não há outro caminho para a igreja cumprir a sua missão no mundo. Deus levantará os trabalhadores e os enviará. Que honra temos em enviá-los! E que honra seria se você fosse um deles.

2. Não espere ser forçado a sair por causa de perseguição.
Veja Atos 11:19: “Aquele que foram dispersos por causa da perseguição suscitada pela morte de Estêvão.” Os crentes em Jerusalém não estavam saindo para a missão voluntariamente. Foi necessária uma perseguição para forçá-los a missão.

Mal sabia Estêvão que um dos grandes efeitos de sua morte seria a missão da igreja fora de Jerusalém porque as pessoas foram expulsas. Assim, meu ponto é simplesmente este: Não espere até que alguém tenha que morrer para sair da América; ou para atravessar a rua para alcançar os somalis ou os nativos americanos. Deus tem seus caminhos para soltar as nossas raízes e nos mover. Alguns deles são gentis — como uma voz mansa e delicada — e alguns são graves; como a morte de um grande homem. Sintonize o seu coração e entenda como Deus está guiando. Faça isso antes que seja obrigado a fazer.

3. A mão do Senhor estará com você, quando você segui-lo em sua missão.
Atos 11:21: “E a mão do Senhor era com eles, e grande número creu e se converteu ao Senhor.”

Quando Jesus deu a Grande Comissão em Mateus 28:20, ele encerrou com uma promessa, uma das mais doces na Bíblia — uma que tem sustentado muitos missionários nas horas mais sombrias. “Eis que eu estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos.” Jesus nos deu essa promessa para que, enquanto você se senta e reflete sobre como ele pode mudar curso de sua vida inteira, você tenha um zumbido nos ouvidos : Não tenha medo. Eu vou estar com você. Eu vou estar com você.

4. Esteja disposto a servir um trabalho que Deus já começou.
Atos 11:22-23: “Chegou a notícia destas coisas [trabalho pioneiro em Antioquia] aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia; o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortava a todos a perseverarem no Senhor com firmeza de coração.”

Barnabé não foi o primeiro no terreno em Antioquia. Ele não começou o trabalho. Ele foi enviado para servir o que alguém começou. Ele estava construindo onde outra pessoa já tinha construído a fundação. Alguns de vocês são chamados a fazer isso. É um trabalho nobre.

Isso significa que dezenas de postos de trabalho que são feitos aqui em casa no meio de milhares de igrejas e dezenas de milhares de cristãos poderia ser feito em um lugar onde a igreja é mais jovem e menor. Muitos de vocês estão se desprendendo de suas raízes nesses dias para fazer tal mudança.

5. O principal pré-requisito para este trabalho não são grandes dons mas grande graça.
Atos 11:23-24: “Quando [Barnabé] chegou e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortava a todos a perseverarem no Senhor com firmeza de coração; porque era homem de bem, e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.

Não há nenhuma referência aqui aos dons de Barnabé, mas apenas para as sua graça — isto é, as suas qualidades morais e espirituais, e não suas habilidades. Versículo 24: Ele era bom. Ele era cheio do Espírito Santo. E ele era cheio de fé. O resultado foi que Deus trabalhou. Ele acrescentou as pessoas ao Senhor. Deus não está olhando principalmente para grandes dons. Ele está procurando uma grande fé que está disposta a ser preenchida com o Espírito Santo e em seguida faz o bem. Deus pode estar chamando você não porque você tem grandes dons, mas porque ele lhe ensinou a confiar nele implicitamente. Eu não quero dizer que não há qualificações. Quero dizer que elas podem não ser tão indispensáveis quanto você pensa.

6. Quando você sentir a direção de Deus, recrute outras pessoas para ir com você.
Atos 11:25-26: “Partiu, pois, Barnabé para Tarso, em busca de Saulo; e tendo-o achado, o levou para Antioquia.”

Atos não nos diz que Deus mandou Barnabé fazer isso. Apenas diz que ele fez isso. Ele precisava de ajuda e conhecia alguém que poderia ser um bom ajudante. Assim, ele recrutou-o. E Saulo veio. Não tenha medo de dizer a um amigo, “Você consideraria ir comigo?”— ou para um casal, “Vocês considerariam ir com a gente?“Muitas vezes na história, Deus chamou uma pessoa através das solicitações francas de outras.

7. Em todo o seu evangelismo e plantação de igrejas, não negligencie ensinar os convertidos e levá-los profundamente no evangelho, e edificá-los para que eles sejam estáveis ​​e fortes.
Atos 11:23 diz que Barnabé “exortava a todos a perseverarem no Senhor com firmeza de coração.” E no versículo 26, ele diz que ambos Barnabé e Saulo concentraram em ensinar: “durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente”.

E se Deus enviar um grande despertar? E se ele der uma colheita grande e a igreja crescer com grande resposta assim como fez em Antioquia? Versículo 21: “e grande número creu e se converteu ao Senhor.” Verso 24: “e muita gente se uniu ao Senhor.” O que você vai fazer se Deus enviar tal benção?

Don Carson fala de ter conversado com uma mulher que foi convertida durante o Avivamento de Gales de 1904–1905. Essa conversa foi, diz ele, “uma meia hora indizivelmente gloriosa”. Mas depois ele comentou sobre quão triste é que tão pouco do avivamento foi preservado. “Quase nada foi feito para capturar ou desenvolver escolas teológicas, multiplicar os ensinamentos da Bíblia, ou treinar uma nova geração de pregadores.” Então Carson faz esta promessa incrível, e eu transformo ela em uma exortação para alguns de vocês:

Se o Senhor em sua misericórdia alguma vez derramar um avivamento de grande escala em qualquer parte do mundo onde eu tenho influência, devo dedicar toda a minha energia para o ensinamento da Palavra, para a formação de uma nova geração de pastores devotos, devo concentrar todo esse fervor dado de Deus em direção à maturidade doutrinária, à multiplicação de líderes cristãos, ao zelo evangelístico, à maturidade em Cristo, à genuína “comunhão cristã.”

Em outras palavras, ele faria o que Barnabé e Saulo fizeram. Eles viram um grande ajuntamento, e eles ensinaram e ensinaram e ensinaram. Eles fortaleceram os crentes. Eles aprofundaram as raízes do povo. Eles trouxeram estabilidade. Eles construíram uma base para missões.

Em todo o mundo (você leu isso em toda a literatura), o clamor é por líderes treinados, fortes, e cheios da Palavra. Qual será a sua parte em levantá-los?

8. Esteja aberto para uma mudança significante em sua vida.
Alguns de vocês sabem que Deus está te inquietando onde você está. Você sente profundamente que o que você está fazendo agora não é o que você vai fazer por muito tempo. Outros de vocês precisam pensar seriamente se a sua posição segura e estável atual talvez não seja um caminho para a segurança ou uma rampa de saída para a aposentadoria, mas uma pista de decolagem para algo novo em missões.

Aqui está o que aconteceu com Saulo e Barnabé. Eles estão fielmente ministrando para a igreja em Antioquia. É um ministério frutífero de ensino. Veja Atos 13:1-3.

E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.

Já era uma vida segura, estável, estabelecida na Antioquia! Barnabé e Saulo são agora empurrados para missões globais. Eles vão abrir o caminho em território desconhecido. Esta não é a razão pela qual ambos tinham ido para a igreja em Antioquia. Mas Deus falou, e eles foram.

Esta não é a razão pela qual a maioria de vocês vem a Bethlehem também. Mas Deus talvez tenha planos que você nunca sonhou. Este último ponto é simples: Esteja aberto e em oração para uma mudança significativa em sua vida.

Muitas Antioquias por Vir
O legado de Antioquia é que esta era uma igreja de missões que se tornou uma igreja enviadora através da parceria de Barnabé e Saulo que, no final foram enviados pela igreja para a qual foram enviados. Uma vez, Bethlehem era uma jovem, recém-fundada, Antioquia sueca. Mas agora ela é uma Jerusalém de 138 anos, apaixonada, enviadora e fortalecedora.

Ó quantas Antioquias existem ao redor do mundo ainda a serem criadas e ainda a serem fortalecidas, onde podemos enviar nossos Parceiros Globais — nossos Barnabés e nossos Saulos e os nossos homens e mulheres sem nomes de Chipre e de Cirene que atravessam os abismos culturais para alcançar os perdidos? Será você um deles? Irá você dedicar-se a apoiar os que vão e segurar as cordas com fidelidade sólida?

 

John Piper (@JohnPiper) é fundador e mestre na desiringGod.org e reitor da Faculdade e Seminário Bethlehem. Por 33 anos foi pastor da Bethlehem Baptist Church, em Minneapolis, Minnesota, EUA. Ele é autor de mais de 50 livros, incluindo Desiring God: Meditations of a Christian Hedonist [Desejando Deus: Meditações de um Hedonista Cristão] e, mais recentemente, Coronavírus e Cristo.

FONTE https://coalizaopeloevangelho.org/article/o-legado-de-antioquia/

 


Divulgue esta materia em sua rede social
Anúncios
Anúncios