Pastora da Costa do Pacífico, Ashley Wilkerson: Os tradutores da Bíblia mudaram as Escrituras para diminuir as mulheres líderes

Divulgue esta materia em sua rede social

Ashley Wilkerson, co-pastora sênior da Pacific Coast Church em Tacoma, Washington, que ela lidera com seu marido JonFulton Wilkerson, atraiu críticas por sugerir que os tradutores da Bíblia alteraram as Escrituras para diminuir as evidências de que as mulheres serviam como apóstolas, diáconas e até pastoras no igreja primitiva.

A conversa on-line sobre Wilkerson começou com um clipe postado on-line no mês passado de um sermão que ela ministrou em uma conferência de mulheres em novembro passado na Trinity Church Miami, chamado ” Lead Like a Woman “.

“Prisca, Maria, Febe, Júnia, Trifena e Trifosa – seus nomes são os meus favoritos – muitos outros que foram apóstolos, líderes na igreja primitiva. Alguns dos quais, seus nomes foram mudados nas Escrituras porque entendíamos, pensávamos , ‘Ah, não, elas não podem ser mulheres apóstolas.’ Sim, eles foram”, disse Wilkerson no clipe postado pelo The Holy Nope , um ministério de Missões da Linha de Frente da Reforma dirigido por Austin Keeler para “tornar Jesus inevitável”.

“Não estou lhe dizendo isso para que você desconfie das Escrituras. Não estou falando sobre isso. Estou chamando você para ir mais fundo, porque às vezes isso fica confuso em nossa cultura”, disse ela.

Reagindo ao argumento de Wilkerson, o Pastor Carl A. Hargrove, professor associado de ministérios pastorais no The Master’s Seminary, descartou o seu sermão como “imaginações de uma mente com uma agenda anti-bíblica”.

“A imaginação de uma mente com uma agenda antibíblica que se apresenta como espiritualmente esclarecedora. Mulheres apóstolas, algumas cujos nomes foram mudados para esconder a verdade??!” ele perguntou a X incrédulo.

Quando solicitado a elaborar sua resposta ao argumento de Wilkerson em uma entrevista ao The Christian Post, Hargrove disse que Wilkerson “não tem nenhuma evidência” de sua afirmação.

“Bem, ela não tem nenhuma evidência de mudança de nome, de mulheres que são apóstolas. Ela obviamente não apresentou isso, mesmo para fazer tal afirmação e apresentar a evidência, não há nenhuma”, disse ele.

“A agenda antibíblica é o seu papel como pastora quando 1 Timóteo 2 afirma claramente que esse é um papel para um homem. E a questão, como algumas pessoas podem dizer, é cultural ou mesmo específica, as questões em Éfeso não são verdadeiras porque Paulo leva o argumento remonta à própria criação em ordem. Obviamente, a questão não é de capacidades, mas simplesmente de ordem do desígnio de Deus”, disse ele.

O papel das mulheres no ministério tem sido debatido há séculos. Embora denominações cristãs proeminentes, como a Convenção Batista do Sul e a Igreja Presbiteriana na América, não permitam que as mulheres sirvam em funções de ensino pastoral, outras, como as Assembléias de Deus de Wilkerson e muitas denominações protestantes tradicionais, permitem que as mulheres sirvam como líderes ou ensinando pastores ou padres.

Wilkerson, nora dos pastores da mega-igreja Rich e Robyn Wilkerson, defendeu sua posição em entrevista ao CP.

Ela descreveu a teologia de sua igreja de três anos como consistente com a tradição evangélica proveniente da denominação Assembleias de Deus.

Ela afirma que embora não tenha problemas com as Escrituras e acredite que a Palavra de Deus é infalível, os tradutores não o são.

Wilkerson disse que se inspirou para se aprofundar na pesquisa pelo trabalho de Beth Allison Barr, uma historiadora americana que atualmente é professora de história dotada de James Vardaman na Baylor University em Waco, Texas.

Em seu livro de abril de 2021, The Making of Biblical Womanhood: How the Subjugation of Women Became Gospel Truth , Wilkerson disse que Barr “dá uma explicação lindamente articulada e baseada em evidências”.

“Não sinto necessidade de responder a afirmações falsas e infundadas. Eu encorajaria todas as pessoas interessadas neste assunto a pesquisar a história das traduções por si mesmas. A evidência é irrefutável se você estiver disposto a olhar.” ela disse ao CP antes de compartilhar um trecho do livro de Barr.

Foram as mulheres de Paulo em Romanos 16 que finalmente mudaram minha opinião. Por capricho, pedi a um dos alunos que abrisse a Bíblia e lesse Romanos 16 em voz alta (numa universidade cristã posso sempre contar com pelo menos um aluno para ter uma Bíblia em mãos). Pedi à turma que ouvisse e anotasse todos os nomes femininos que ouvissem.

Foi um momento de ensino poderoso – para os alunos e para mim. Eu sabia que eram mulheres que preenchiam esses versículos, mas nunca tinha ouvido seus nomes serem lidos em voz alta, um após o outro.

Phoebe, a diácona, levou a carta de Paulo e leu-a em voz alta para sua igreja local.

Prisca (Priscila), cujo nome é citado antes do nome do marido (algo bastante notável no mundo romano) como colega de trabalho de Paulo. Maria, uma trabalhadora esforçada pelo evangelho na Ásia.

Júnia, proeminente entre os apóstolos. Trifena e Trifosa, cooperadoras de Paulo no Senhor. A amada Pérsis, que também trabalhou arduamente para o Senhor. Mãe de Rufus, Julia, e irmã de Nereus. Dez mulheres reconhecidas por Paulo.

Sete mulheres são reconhecidas pelo seu ministério: Febe, Priscila, Maria, Júnia, Trifena, Trifosa e Persis. Uma mulher, Phoebe, é identificada como diácona.

Kevin Madigan e Carolyn Osiek escrevem que Phoebe ‘é a única diácona de uma igreja do primeiro século cujo nome conhecemos’.

Outra mulher, Júnia, é identificada não apenas como apóstola, mas como alguém de destaque entre os apóstolos.

Aqui estava eu, conduzindo meus alunos através de evidências históricas convincentes de que o problema com as mulheres na liderança não era Paulo; o problema estava em como entendemos mal e obscurecemos Paulo. Aqui estava eu, mostrando aos meus alunos como as mulheres realmente lideravam e ensinavam na igreja primitiva, mesmo como diáconas e apóstolas.

Júnia, mostrei-lhes, foi aceita como apóstola até quase os tempos modernos, quando seu nome começou a ser traduzido como nome de homem: Júnias. O estudioso do Novo Testamento Eldon Jay Epp compilou duas tabelas examinando o Novo Testamento grego desde Erasmo até o século XX.

Quando questionado por que o apóstolo Paulo teria se referido a Júnia como apóstolo, Hargrove sugeriu que Paulo estava usando a palavra num sentido genérico.

“Um apóstolo também pode ser apenas alguém que é enviado, e esse é o significado básico. Aquele que é enviado. Há pessoas hoje que dirão que são apóstolos hoje. Mas o problema de usar esse termo é como você o está usando ]? Você está dizendo que é um apóstolo como Pedro e Paulo? Então, se sim, há certas qualificações. Você tem os sinais e maravilhas de um apóstolo? Você foi uma testemunha do Senhor Jesus Cristo como apóstolo? Você foi comissionado por Cristo para ser um apóstolo? Você foi comissionado através de Cristo e da igreja local para ser um apóstolo? Então esse é o problema de reivindicar o cargo apostólico hoje”, disse ele. “Agora, se uma pessoa diz: ‘Bem, eu sou um apóstolo’ simplesmente no sentido de que alguém foi enviado para fazer a obra do Senhor? Claro. Porque esse é o sentido geral da coisa. Mas temos que entender isso em seu contexto.”

Hargrove insistiu que a sua resposta a Wilkerson não deveria ser vista como misógina porque ele está simplesmente defendendo o Evangelho.

“As pessoas usam termos hoje e os usam sem qualquer referência real para compreendê-los ou para o contexto em que são usados. Quantas vezes ouvimos hoje alguém dizer: ‘Bem, essa é a sua posição, você está obviamente racista.’ O racismo perdeu o verdadeiro sentido da seriedade que deveria ter porque o lançamos sem considerar o contexto ou o peso das questões em questão”, disse ele. “Portanto, uma pessoa pode dizer ‘misógina’ o dia todo. O problema deles não é comigo. O problema deles é com Paulo e com as Escrituras. Lide com o que Paulo disse em 1 Timóteo 2 e o fato de que seu argumento remonta a criação, não apenas um caso localizado.”

Wilkerson disse que as Assembleias de Deus, a maior denominação pentecostal do mundo, adoptaram um documento de posição em Agosto de 2010 desafiando a posição de que as mulheres não deveriam ocupar posições de liderança na igreja.

“As Assembleias de Deus foram abençoadas e devem continuar a ser abençoadas pelo ministério das filhas dotadas e comissionadas de Deus. A Bíblia afirma repetidamente que Deus derrama o Seu Espírito sobre homens e mulheres e, assim, dá dons a ambos os sexos para o ministério na Sua Igreja. Portanto, devemos continuar a afirmar os dons das mulheres no ministério e na liderança espiritual”, afirmou o jornal.

“Certamente, o enorme desafio da Grande Comissão de ‘ir e fazer discípulos de todas as nações’ ( Mateus 28:19 ) requer a implantação total de todos os ministros dotados do Espírito de Deus, tanto homens como mulheres.”

FONTE https://www.christianpost.com/news/translators-diminished-women-apostles-in-the-bible-pastor-claims.html

 


Divulgue esta materia em sua rede social
Anúncios
Anúncios